DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

Solicite um serviço!

Confira o que podemos fazer por sua entidade sindical


Estudos

A equipe técnica do DIEESE pode produzir estudos com os mais variados temas, de acordo com a necessidade das entidades sindicais.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão:

Consulte a instituição para outros temas: atendimentotecnico@dieese.org.br


Palestras e cursos

Um dos trabalhos cotidianos do DIEESE é a realização de palestras em eventos sindicais e cursos para dirigentes e assessores.

As palestras abrangem temas variados sobre o mundo do trabalho, a conjuntura econômica ou qualquer outro assunto que mexa com a vida dos trabalhadores.

Todas as palestras são ministradas pela equipe técnica do DIEESE, formada por economistas, sociólogos, geógrafos, administradores etc.

Já os cursos são realizados pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho e podem ser ministrados pela equipe própria ou por consultores, a depender do conteúdo.

temas tratados estão dentro das seguintes linhas: reforma trabalhista, comunicação, gestão, negociação coletiva, estado e serviço público, previdência social, sociedade e ação sindical, organização da produção e ação sindical, formação de lideranças.

Para solicitar a realização de cursos, entre em contato com a Escola DIEESE ou com o Escritório Regional do DIEESE do seu estado.

Mais informações pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br


Pesquisas sindicais

Entre os serviços que o DIEESE oferece às entidades sindicais estão as pesquisas sindicais, solicitadas por demanda.

A entidade sindical não precisa, necessariamente, ser filiada ao DIEESE para solicitar o serviço.

pesquisas, normalmente, são realizadas para produzir informações sobre determinada categoria, setor, ramo, sobre os dirigentes sindicais ou algum tema.

O projeto para a realização desses levantamentos é realizado com os dirigentes das entidades.

A pesquisa pode ser primária, quando os dados são coletados exclusivamente para a instituição, por meio de entrevistas e questionários, ou secundária, caso em que as informações foram levantadas para outros objetivos, mas podem ser buscadas e tabuladas para responder às necessidades da entidade. Tudo dependerá do tipo de informação a ser resgatada.

As etapas de construção do levantamento envolvem a definição do objetivo, elaboração de instrumentos para captar as informações, estratégia para coletar os dados, a apresentação dos resultados e a reflexão sobre eles.

Entre as pesquisas sindicais, destacam-se:

Também fazem parte do portfólio de pesquisas sindicais aquelas que apuram resultados das negociações coletivas, quantidade e motivações das greves que ocorrem no país e valores dos pisos salariais pagos para diferentes categorias profissionais.

Consulte o DIEESE e descubra o que podemos fazer por sua entidade: atendimentotecnico@dieese.org.br