DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

Observatórios do Trabalho


A partir de demandas recebidas do poder público e de outros atores sociais, o DIEESE organizou um serviço para buscar e produzir informações e análises que subsidiem a ação de todos os que participam da gestão das políticas públicas. São os Observatórios do Trabalho, que pesquisam e analisam a atividade econômica, as ocupações, o perfil do trabalhador, o rendimento e as condições de trabalho em um setor, em uma região, numa cadeia produtiva. A metodologia de observação fundamenta-se no diálogo social e na possibilidade de intervenção conjunta dos atores sociais.

As informações e o conhecimento produzidos permitem a compreensão dos problemas que impedem a inclusão social pela ausência de trabalho. O Observatório prioriza o enfoque sobre a situação de trabalho de duas formas. Primeiro, envolve três dimensões: a condição de trabalho, a inserção ocupacional e a renda. Depois, abrange a situação do trabalho a partir da atividade e do desenvolvimento econômico.

O objetivo dos Observatórios é subsidiar a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, com informações, análises e propostas de ação em relação às questões econômicas locais/regionais. Também visam à produção de dados que contribuam para o desenvolvimento de projetos capazes de incluir famílias pelo trabalho ou pela ampliação da renda.

Os Observatórios funcionam por meio de parcerias com qualquer esfera do Estado e atores sociais do mundo do trabalho. A implantação do Observatório pode ocorrer em qualquer período, por no mínimo um ano, com ou sem a designação de técnicos para assessoria em tempo integral nos governos que solicitam o serviço. A presença de técnicos nos locais é importante quando o projeto comporta muitas ações de diálogo social.

Em várias localidades, foram também desenvolvidos sistemas de georreferenciamento do mercado de trabalho e de políticas públicas de emprego, trabalho e renda:

- Estado da Bahia

- Estado de Minas Gerais

- Estado do Ceará

- Estado da Paraíba

- Estado do Paraná

- Estado do Pernambuco

- Estado do Pernambuco - Secretaria da Mulher

- Estado do Rio de Janeiro

- Estado do Rio Grande do Norte

- Município de Campinas

- Município de Curitiba

- Município de Diadema

- Município de Manaus

- Município de Maricá

- Município de Osasco

- Município de Porto Alegre

- Município de Recife

- Município de São Paulo

- Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo