DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

Pesquisas sindicais


Entre os serviços que o DIEESE oferece às entidades sindicais estão as pesquisas sindicais, solicitadas por demanda sindical.

A entidade sindical não precisa, necessariamente, ser filiada ao DIEESE para solicitar o serviço.

Essas pesquisas, normalmente, são realizadas para produzir informações sobre determinada categoria, setor, ramo, sobre os dirigentes sindicais ou algum tema.

O projeto para a realização desses levantamentos é realizado com os dirigentes das entidades.

A pesquisa pode ser primária, quando os dados são coletados exclusivamente para a instituição, por meio de entrevistas e questionários, ou secundária, caso em que as informações foram levantadas para outros objetivos, mas podem ser buscadas e tabuladas para responder às necessidades da entidade. Tudo dependerá do tipo de informação a ser resgatada.

As etapas de construção do levantamento envolvem a definição do objetivo, elaboração de instrumentos para captar as informações, estratégia para coletar os dados, a apresentação dos resultados e a reflexão sobre eles.

Entre as pesquisas sindicais, destacam-se:

Também fazem parte do portfólio de pesquisas sindicais aquelas que apuram resultados das negociações coletivas, quantidade e motivações das greves que ocorrem no país e valores dos pisos salariais pagos para diferentes categorias profissionais.

Consulte o DIEESE e descubra o que podemos fazer por sua entidade


Atendimento técnico: (11) 3821-2178
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h