DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

O que fazemos


O DIEESE atua em temas relacionados ao mundo do trabalho e às políticas públicas, desenvolvendo

Assessoria

O DIEESE assessora e subsidia entidades em relação ao processo de negociação coletiva. Os principais serviços oferecidos são:

Os técnicos do DIEESE participam de aproximadamente 1.000 rodadas de negociação por ano.

O DIEESE também assessora as entidades sindicais em inúmeros fóruns nacionais e internacionais, nos quais são debatidos os mais diversos assuntos socioeconômicos de interesse dos trabalhadores.

Por meio da área de assessoria, o DIEESE disponibiliza técnicos para trabalhar dentro das entidades sindicais, se houver demanda.

Pesquisa

Desde a fundação, o DIEESE realiza pesquisas que disponibilizam informações sobre salários, custo de vida, mercado de trabalho, perfis de categorias profissionais e de setores, greves, perfil socioeconômico dos trabalhadores, acordos e convenções coletivas, entre outros. Alguns desses levantamentos são regulares, outros são especiais, desenvolvidos por demanda de entidades sindicais ou parceiras.

Regulares

Solicitadas por sindicatos ou outras entidades, com temática variada

Educação

O DIEESE oferece, por meio da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, amplo catálogo de cursos sobre questões da economia, da negociação coletiva, do mundo do trabalho, da ação sindical. Entre os cursos destacam-se matemática sindical, planejamento de campanha salarial, negociação e finanças públicas, reestruturação produtiva e setorial, PLR, jornada de trabalho, saúde, trabalho, gênero, raça, entre inúmeros outros assuntos. São mais de 500 horas de cursos.

Políticas públicas

Direcionada para subsidiar a ação sindical em prol dos trabalhadores, a produção do DIEESE nesse tema está relacionada com emprego, renda, economia solidária, previdência e seguridade social, saúde pública e dos trabalhadores, educação e qualificação profissional e desenvolvimento local.
O trabalho é realizado por meio da participação em diversas instâncias e fóruns, onde a entidade assessora o movimento sindical; ou ainda de projetos desenvolvidos em convênio com governos, nos quais também são desenvolvidos levantamentos, pesquisas, estudos, formação de gestores e conselheiros etc.

No tema das políticas públicas, uma ferramenta que muito tem contribuído com o trabalho de governos de várias esferas são os Observatórios do Trabalho.