DIEESE - análise ped - Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) - outubro/2022
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

Pesquisa de Emprego e Desemprego



A Pesquisa de Emprego e Desemprego foi descontinuada, em diferentes momentos, por falta de financiamento, em todas as regiões onde era realizada. Em 2020, o levantamento foi retomado no Distrito Federal, única localidade onde a Pesquisa é feita atualmente.
A PED é um levantamento domiciliar contínuo, que teve início em 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de convênio entre o DIEESE e a Fundação Seade.
O reconhecimento da importância da Pesquisa como instrumento de análise da realidade socioeconômica levou a PED, a partir de 1987, para outras regiões do país, onde DIEESE e Seade fizeram convênios com instituições locais.
Nos anos 2000, além do Distrito Federal, a PED foi realizada nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, constituindo o Sistema PED. O apoio financeiro e o reconhecimento institucional da PED como parte integrante do Sistema Público de Emprego pelo Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram inestimáveis para o sistema.

Saiba mais seta