DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito


Quem Somos


60 anos de história produzindo conhecimento e oferecendo assessoria para fortalecer as lutas dos trabalhadores

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) nasceu da luta dos dirigentes sindicais brasileiros. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que apoiassem as demandas dos trabalhadores.

A maioria das federações e confederações nacionais de trabalhadores e os principais sindicatos brasileiros são hoje filiados ao DIEESE e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, o DIEESE conta com mais de 700 entidades filiadas.

Ao longo dos mais de 60 anos de história, o DIEESE conquistou credibilidade nacional e internacional e tradição como instituição de apoio às entidades sindicais e aos trabalhadores. A entidade ganhou, inclusive, reconhecimento como entidade de utilidade pública em várias localidades, graças a um trabalho que beneficia a toda a sociedade. Hoje, o DIEESE é reconhecido como instituição que produz trabalho científico, com seriedade.

A entidade atua nas seguintes áreas:

O DIEESE conta com uma equipe multidisciplinar, formada por economistas, sociólogos, estatísticos, geógrafos e outros profissionais, que utilizam o conhecimento a serviço da classe trabalhadora.

Os técnicos do DIEESE abordam e investigam questões estruturais relacionadas com:

Levando em consideração o conjunto de necessidades e interesses dos trabalhadores e da sociedade, o DIEESE estabeleceu diversos convênios com governos, organizações internacionais e multilaterais, entre outras entidades, para tratar de questões estruturais, relacionadas ao mercado de trabalho.

Com essas parcerias, a instituição tem diversificado e aprofundado o enfoque sobre diversos assuntos e levantado novas questões sobre o mundo do trabalho.

O que fazemos

Assessoria em negociações coletivas

O DIEESE dá assistência a diversas entidades em todo tipo de processo relacionado com as negociações coletivas. Os principais serviços oferecidos são:

Anualmente, os técnicos do DIEESE participam de aproximadamente 1.000 rodadas de negociação.

Pesquisas

Desde a fundação, o DIEESE realiza pesquisas permanentes, que disponibilizam informações sobre salários, custo de vida e mercado de trabalho e contribuem para que os representantes dos trabalhadores conheçam e compreendam melhor a realidade do mundo do trabalho.

Pesquisas permanentes

Pesquisas especiais, solicitadas por sindicatos ou outras entidades, com temática variada

Esse tipo de pesquisa pode ser primária, com a coleta de dados em campo, ou secundária, que envolve informações de outras fontes e pesquisas.

Políticas Públicas

O DIEESE articula e apoia ações sindicais no campo das políticas públicas, especialmente as relacionadas ao trabalho, à previdência social, à saúde pública e dos trabalhadores, à educação e qualificação profissional. A entidade:

O DIEESE oferece a governos das várias esferas um serviço chamado Observatório do Trabalho, cuja função é analisar o mercado de trabalho de determinada região, para dar apoio às políticas de emprego, renda, saúde, qualificação profissional ou outras. Um ou mais técnicos da entidade são designados para esta área.

Educação

O DIEESE oferece capacitação a dirigentes sindicais desde a década de 1970. O Departamento desenvolveu método próprio de ensino e, atualmente, tem preparadas mais de 400 horas de cursos livres.

A experiência adquirida ao longo dos anos permitiu ao DIEESE criar a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, uma instituição de ensino superior, e, ao mesmo tempo, desenvolver um novo campo de conhecimento, denominado Ciências do Trabalho.

A Escola DIEESE funciona desde 2012 e oferece graduação em Ciências do Trabalho, pós-graduação em Economia e Trabalho e cursos de extensão.

Todos os cursos oferecidos aos dirigentes sindicais hoje, na área de negociação coletiva, reestruturação setorial, saúde, trabalho, ações sindicais e outros são realizados pela Escola DIEESE.

A base da metodologia da Escola DIEESE é a utilização da experiência dos trabalhadores, com o objetivo preparar os alunos para a intervenção social, voltada para melhorar as relações e condições do trabalho.

Outros

O DIEESE representa o interesse dos trabalhadores em inúmeros fóruns nacionais e internacionais, nos quais são debatidos os mais diversos assuntos socioeconômicos.

Onde estamos

A entidade está presente em todo o território nacional.

Direção

Direção executiva

Direção nacional

Direção regional


Estatuto Social

Estatuto social - junho de 2015


Relatório de atividades

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

Ano | Tipo de Publicação | Ramo de Atividade | Local | Principais Temas

OK

Busca detalhadaLeitores de PDF






movimento sindical