DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito



Quem somos

O que é o DIEESE

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores.

Ao longo de 60 anos de história, a instituição conquistou credibilidade, nacional e internacionalmente. Reconhecido como instituição de produção científica, O DIEESE atua nas áreas de:

Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são:

Visando ao aprofundamento de estudos relacionados a seus eixos temáticos, além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, o DIEESE realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais.

Unidades de trabalho

O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional. Toda a produção da entidade é estruturada a partir de três tipos de unidades de trabalho, localizadas em vários Estados e no Distrito Federal.

Escritórios

É no Escritório Nacional, localizado em São Paulo, que o DIEESE articula toda a sua produção técnica. Nesta unidade trabalham a coordenação técnica da instituição e grande parte das equipes de assessoria, pesquisa e educação.

Os Escritórios Regionais do DIEESE são unidades criadas para desenvolver regionalmente os trabalhos de assessoria, pesquisa e educação e atender às entidades locais filiadas. em todo o país.

Subseção

As subseções são unidades do DIEESE em entidades sindicais filiadas à instituição, a pedido de suas direções. Têm como objetivo produzir estudos, pesquisas e análises para subsidiar a ação sindical. Há subseções do DIEESE em entidades de trabalhadores da educação, alimentação, de bancários, metalúrgicos, petroquímicos, comerciários, petroleiros, eletricitários, engenheiros, industriários e funcionários públicos, em diversas unidades da Federação.


Assessoria à negociação coletiva

A assessoria à negociação coletiva é um momento importante da ação sindical na luta por melhores salários, emprego e condições de trabalho. O DIEESE assessora as entidades filiadas no processo de negociação coletiva, realizando diversos trabalhos técnicos e participando de atividades.

Entre os produtos e serviços da área de assessoria destacam-se:

Estudos

Desempenho dos diversos setores, análises de balanço de empresas, estudos salariais e outros trabalhos são parte da produção técnica do DIEESE voltada para assessorar o movimento sindical nas negociações coletivas. Geralmente produzidos por solicitação das entidades sócias, os estudos fornecem argumentos que qualificam a ação dos dirigentes sindicais e contribuem para a obtenção de resultados mais favoráveis aos trabalhadores nas negociações.

Participação em mesas de negociação

Técnicos da instituição acompanham dirigentes e comissões sindicais às mesas de negociação. Anualmente, o DIEESE participa de cerca de 1.000 rodadas de negociação. O serviço está disponível para todos os sócios do Departamento. As entidades com subseções têm direito a acompanhamento permanente do processo negocial, realizado pelo técnico responsável. As demais podem solicitá-lo aos escritórios regionais.

Participação em eventos

O DIEESE está presente em todo o processo de negociação. Os técnicos da instituição participam de reuniões de planejamento ou avaliação de campanhas salariais, oficinas, assembléias, congressos, ministram palestras sobre temas da conjuntura econômica e trabalhista ou do cotidiano sindical e sobre questões relacionadas a emprego, remuneração e processo de negociação.

Rede de Apoio à Negociação Coletiva

Graças à experiência de muitos anos de negociação, o DIEESE oferece um serviço nacional, na internet, no qual disponibiliza seus bancos de dados, permite aos dirigentes e assessores sindicais registrarem informações relacionadas a suas negociações e estabelece a comunicação entre várias entidades e setores. Trata-se da Rede de Apoio à Negociação Coletiva . RAN, serviço exclusivo dos sócios do DIEESE, que permite:

Pesquisa

Pesquisas Permanentes

Desde sua fundação, o DIEESE desenvolve pesquisas e indicadores permanentes que têm como objetivo gerar informações sobre renda, custo de vida e mercado de trabalho e contribuir com os trabalhadores para o conhecimento e a compreensão da realidade. Desta produção destacam-se pesquisas de preço, de emprego e desemprego e as sindicais:

Pesquisas Especiais

Para dar respostas às necessidades do movimento sindical e reunir conhecimento sobre temas de interesse dos trabalhadores, o DIEESE realiza estudos com duração determinada, recortes específicos, enfoque em uma região, um setor, um tema ou em todos esses aspectos. O trabalho é parte do planejamento da instituição e pode ser realizado para atender a demandas específicas das entidades sindicais filiadas.

São exemplos desta produção:

Pesquisa na internet - MeuSalário

O DIEESE, em projeto com as centrais sindicais brasileiras e entidades de outros países, está viabilizando o antigo sonho de comparar salários e condições de trabalho internacionalmente. O sistema funciona na internet, no site www.meusalario.org.br. No ar em vários países, o site disponibiliza uma pesquisa on line, um verificador salarial, que permite comparação de salários, e matérias sobre temas relacionados a trabalho. Além disso, o site possibilita a realização pelo DIEESE de pesquisas de perfis de categorias.

Educação

Formação Sindical

Desde os anos 70, a partir de demanda sindical, o DIEESE investe no trabalho de formação sindical. A concepção metodológica adotada visa construir o conhecimento de forma coletiva, com a troca de experiências e o estudo do conhecimento socialmente produzido. O objetivo é qualificar a luta e a ação sindical.

Atualmente, no trabalho de formação, o DIEESE prioriza seus eixos de atuação (emprego, renda e negociação coletiva).

Programa de Capacitação em Negociação

As atividades de formação do DIEESE estão articuladas no Programa de Capacitação em Negociação (PCN).

O Programa tem como objetivo desenvolver habilidades e conhecimentos dos dirigentes sindicais que negociam. A organização de cada seminário ou oficina responde à maneira como o problema é apresentado pelos dirigentes. Nas atividades são privilegiados:


Direção

Direção executiva

Direção nacional

Direção regional


Estatuto Social

Estatuto social - junho de 2015


Relatório de atividades

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

Ano | Tipo de Publicação | Ramo de Atividade | Local | Principais Temas

OK

Busca detalhadaLeitores de PDF






movimento sindical