DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
acesso restrito

Acesso restrito
WhatsAppInstagramFacebookLinkedInSpotifyTikTokGoogle PodcastTwitterThreadsContatoYouTubeGoogle Maps


Dica: use aspas para expressões exatas. Ex: "gás de cozinha"

Ministério do Trabalho e Emprego


Consolidação do Sistema Estatístico PED e Desenho de Novos Indicadores e Levantamentos


2008-2009

Meta A - Fortalecer Coordenação e Articulação do Sistema PED


Contrato: 092/2007

Objetivo geral: Para o período compreendido entre 2008 e 2009, o que se propôs para o fortalecimento da Coordenação Técnica do Sistema PED e a articulação entre as pesquisas regionais que compõe este complexo estatístico, foi a continuação das ações organizadas em três eixos: a articulação nacional do Sistema PED, tanto em nível técnico, quanto institucional; a manutenção da Coordenação Técnica Nacional do Sistema; e, a continuidade da supervisão técnica dada às equipes regionais integrantes do Sistema PED.

Principais produtos

Quatro relatórios trimestrais de execução de campo, processamento e análise de dados, referentes ao período de outubro de 2008 a setembro de 2009

Proposta de protocolos de avaliação e orientação PEDs



Meta B - Investir no Desenvolvimento Metodológico e o Aperfeiçoamento das Condições Operacionais da PED


Contrato: 092/2007

Objetivo geral:Para concretizar os avanços metodológicos da PED e a incorporação dessas inovações no cotidiano do Sistema, foram previstas atividades para reflexão metodológica. Estes momentos se propuseram a criar três níveis distintos de diálogo técnico-institucional: Com as equipes regionais PED e com os técnicos do MTE, foram levantadas demandas de incorporação e aperfeiçoamento temático para o Sistema PED; enquanto, para a sistematização de diretrizes para o avanço metodológico do Sistema foi formado um grupo técnico composto pelas equipes do DIEESE e da Fundação SEADE. Por fim, as agendas pontuadas nestas duas esferas de discussão foram tratadas na 1ª Conferência Metodológica do Sistema PED, que aprofundou a reflexão sobre a experiência de pesquisa em Caruaru e no Aglomerado Urbano Sul. Neste Plano de Trabalho, pretendeu-se estender esse diálogo, iniciado internamente com os parceiros do Sistema, ao Sistema Nacional de Estatísticas do Trabalho e Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE). Também se buscou dar encaminhamento às demandas de aperfeiçoamento das equipes regionais através da organização de instrumentos adequados para treinamento e reciclagens dos grupos de campo das PEDs, bem como lançar esforços para abertura de agenda de novas modalidades de análise das informações PED.

Principais produtos

Kit Treinamento e Reciclagem das equipes de campo PED

Relatório de execução - Alterações nos instrumentos de coleta e incorporação CNAE e CBO



Meta C - Aprimorar Sistema de Divulgação e Disponibilização das Informações


Contrato: 092/2007

Objetivo geral:Para que se amplie a disseminação e o uso regular das informações apuradas pelo Sistema PED, continuou sendo utilizado o mapa de identificação das modalidades de acesso e grau de elaboração apropriado a cada grupo de usuários dos resultados apurados pelo Sistema. Para o segmento de usuários formado por especialistas, pesquisadores e acadêmicos, que se dedica a formulação de reflexões sobre o mundo laboral e ao domínio de softwares de processamento de séries estatísticas, os microdados do Sistema PED foram atualizados no período 2008-2009.

Principais produtos

Relatório de Execução do acompanhamento da presença da PED na imprensa (Clippings Mensais)



Meta D - Desenvolver Novos Indicadores de Apoio às Políticas Públicas


Contrato: 092/2007

Objetivo geral:No plano de trabalho para esse período, pretendeu-se melhor refletir e explorar as atividades já iniciadas dando vazão aos desdobramentos delas, particularmente na constituição das séries dos novos indicadores anteriormente propostos; na análise, divulgação e difusão dos resultados apurados pela Pesquisa Suplementar sobre Informações para o Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda (SPETR) e nos avanços requeridos para a constituição de uma metodologia prospectiva do mercado de trabalho urbano.

Principais produtos:

Principais produtos:

Relatório Técnico - "Séries de Novos Indicadores Sistema PED, para Subsidiar a Formulação e Monitoramento de Políticas Públicas" - Anexo CD-ROM com as séries dos indicadores selecionados para os anos de 1998 a 2008

Relatório Técnico - Estudo comparativo sobre a informalidade nos mercados de trabalho metropolitanos

Relatório do desenvolvimento de metodologia de análise ocupacional (mapa de projeção ocupacional)

Relatório de execução - Alterações nos instrumentos de coleta e incorporação CNAE e CBO



Meta E - Estimular a Expansão Sustentável do Sistema PED


Contrato: 092/2007

Objetivo geral:Para o período de 2008-2009, propusemos atividades que dessem sequência ao desenvolvimento de uma pesquisa sustentável para polos urbanos do interior; e, finalmente permitissem a redação de um "handbook" que possibilitasse a gestores públicos tanto se apropriassem das possibilidades de utilização de dados desagregados das PEDs metropolitanas, quanto compreendessem o esforço e custo de implantação de uma PED-Metropolitana.

Principais produtos:

Principais produtos:

Proposta de fundo local de financiamento para pesquisa e análise do mercado de trabalho e Relatório Circunstanciado da oficina metodológica para estimular a discussão da proposta

Relatório de Execução - Estudos e propostas de expansão da PED - Centros Urbanos do Interior

Diretrizes e orientações para implantação e potencialização do uso de pesquisas do Sistema PED