Calculadora da Saúde
Impactos da covid-19 no Sistema Único de Saúde

Simulação
simples
Simulação
flexível
Metodologia
 
Perguntas e
respostas

A Calculadora da Saúde, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, por solicitação - e com apoio - da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - CONDSEF, é um aplicativo desenvolvido para subsidiar trabalhadores e gestores públicos na tomada de decisões sobre ações emergenciais de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil, notadamente aquelas relacionadas à habilitação de novos leitos para internação de pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde). Apresenta-se, também, como importante instrumento de alerta sobre as condições de trabalho e de segurança de um conjunto expressivo de trabalhadores, ao permitir comparações sobre a real e a necessária força de trabalho contratada para prestar serviços de saúde, além de possibilitar a avaliação da oferta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) a esses profissionais.

Para auxiliar nos processos de tomada de decisões durante o combate à pandemia, o aplicativo permite delimitar a área de abrangência, a taxa de infecção populacional e o período de concentração do impacto sobre a demanda de atendimento (ver metodologia). Para o período de concentração selecionado, calcula, inicialmente, o número de novos leitos de UTI adulto e/ou de novos leitos clínicos necessários para que o SUS responda adequadamente ao aumento da demanda por atendimento hospitalar. Em seguida, calcula quantos profissionais de saúde serão necessários para operar os novos leitos de UTI adulto e/ou os novos leitos clínicos. Por último, calcula quantos equipamentos de proteção individual e produtos de higiene deverão ser utilizados mensalmente, no período, pelos profissionais de saúde para a operação dos novos leitos de UTI adulto e/ou dos novos leitos clínicos. Esta é a simulação "simples".

A simulação flexível permite variar alguns parâmetros adicionais segundo condições locais (do município, da região de saúde, da UF...): disponibilidade de leitos, população de territórios em nível intramunicipal e, também, quantidade de leitos atendidos por tipo de profissional.

Importante observar que os resultados apresentados, ainda que amparados na metodologia apresentada pelo DIEESE e CONDSEF, dependem em boa parte da adequação dos valores fornecidos pelos usuários para as simulações - o que é de sua inteira responsabilidade, bem como o uso das informações em qualquer contexto.

Simulação simples

TIPO DE ABRANGÊNCIA

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

TAXA DE INFECÇÃO


PERÍODO DE CONCENTRAÇÃO APÓS
NOTIFICAÇÃO DO CASO INICIAL