Calculadora da Saúde
Perguntas e respostas

Simulação
simples
Simulação
flexível
Metodologia
 
Perguntas e
respostas

1. Para que serve a Calculadora?

A Calculadora é um instrumento que permite realizar estimativas sobre a necessidade de leitos clínicos e UTIs, profissionais, equipamentos de proteção individual e material de higiene e limpeza, no SUS, para atendimento à população infectada pela covid-19 e que requererá atenção hospitalar.

2. Como a Calculadora faz essas estimativas?

Utilizando dados estatísticos e parâmetros produzidos por órgãos governamentais, órgãos multilaterais, entidades de classe e estudos e pesquisas metodologicamente estruturados.

3. A Calculadora é atualizada automaticamente com os dados oficiais?

Não. Para tal, será necessária a inserção de novos dados em ambos os módulos da calculadora: o módulo de simulação simples e o módulo de simulação flexível.

4. Qual a diferença entre esses módulos?

Módulo de simulação simples:

  1. oferece ao usuário três possibilidades de seleção: abrangência geográfica, taxa de infecção e período de concentração;
  2. apresenta resultados baseados em variáveis e parâmetros previamente estabelecidos;
  3. não há nenhuma possibilidade de alteração dos parâmetros pelo usuário.

Módulo de simulação flexível:

  1. amplia a abrangência geográfica, com a inserção de dados relativos aos municípios, facultando, ainda, ao usuário a inserção de outros aglomerados populacionais;
  2. permite ao usuário inserir novos valores para alguns parâmetros e variáveis, visando à obtenção de resultados mais próximos à realidade de determinado local.

Note-se que é possível estabelecer comparações entre os resultados obtidos em cada um dos módulos.

5. A Calculadora possibilita a criação automática de base de dados sobre a realidade da pandemia em um determinado local?

Não, pois o resultado da estimativa não é armazenado. Divergências encontradas entre os resultados da Calculadora e a realidade local podem ser comunicadas à Condsef e/ou à entidade sindical da categoria.

6. O que é preciso saber para se usar a Calculadora?

O instrumento foi elaborado para ser o mais interativo possível, mas, para atender integralmente aos seus objetivos, requer do usuário o acompanhamento dos dados oficiais sobre a evolução da pandemia e o conhecimento da metodologia do cálculo, apresentada de forma resumida e acessível na própria interface.