Pelo segundo ano, o DIEESE, por meio de convênio estabelecido com o Ministério do Trabalho e Emprego, publica o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. A exemplo do que ocorreu em 2008, esta publicação reúne um conjunto de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda, estruturados num conjunto de cinco livros.

O livro V, "Economia Solidária, Proger e Juventude", apresenta uma série de informações sobre três importantes ações e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que envolvem os empreendimentos econômicos solidários, crédito a pequenos negócios e inserção da população juvenil vulnerável.

A primeira parte, que é constituída por dois capítulos, é dedicada à Economia Solidária e retrata informações das características dos empreendimentos econômicos solidários, tipificação e seu dimensionamento. Os assuntos relacionados ao desenvolvimento deste setor da economia contam com uma secretaria específica no MTE, que é responsável pelo Programa Economia Solidária em Desenvolvimento. Este anuário apresenta uma seleção de indicadores sobre o Sistema Nacional de Informações da Economia Solidária (Sies) com o objetivo de possibilitar o aprofundamento de análises e estudos sobre o segmento.

Este volume reúne ainda duas partes adicionais. Na segunda parte, foram reunidas estatísticas sobre o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger). A terceira seção, e última, destina-se a apresentar indicadores das ações de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho no âmbito do Plano Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) e ProJovem Trabalhador.

O DIEESE e o MTE esperam que esta publicação seja um instrumento importante de consulta realizada pelos trabalhadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, subsidiando a ação dos diferentes atores sociais.

A Diretoria