caso não visualize a mensagem, clique aqui

X Jornada Nacional de Debates
O DIEESE e as Centrais Sindicais iniciaram, em 14 de abril, a X Jornada Nacional de Debates. A atividade inicial foi realizada em Belém, no Pará. O encontro reuniu 40 dirigentes sindicais no Sindicato dos Urbanitários do Pará. Os dados sobre conjuntura foram apresentados pelo supervisor técnico do Escritório Regional PA, Roberto Sena.
Goiânia - Em 28 de abril, a atividade foi realizada em Goiânia. O evento reuniu 16 dirigentes sindicais na Assembleia Legislativa de Goiás. A supervisora técnica do Escritório Regional GO, Leila Brito, apresentou dados sobre conjuntura econômica nacional e regional. No debate, os participantes levantaram questões sobre finanças públicas estadual e municipais, negociações no setor público, ajuste fiscal no governo federal, os impactos da crise econômica e os ajustes nas negociações coletivas em 2015.
Belo Horizonte - A atividade reuniu, em 29 de abril, 64 dirigentes sindicais em Belo Horizonte. O encontro foi realizado na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas de Material Elétrico do Estado de Minas Gerais (Femetal-MG). As informações conjunturais foram apresentadas pelo supervisor técnico do Escritório Regional MG, Fernando Duarte. Os participantes debateram sobre o Projeto de Lei 4.330, que modifica as regras de terceirização, o pacote de ajuste fiscal do governo, o setor público, os governos federal e estadual e sobre as negociações coletivas das empresas de setores regulados.
Rio de Janeiro - A X Jornada Nacional de Debates também foi realizada, em 29 de abril, no Rio de Janeiro. A atividade reuniu 56 dirigentes sindicais e dois representantes de movimentos sociais, no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Município do Rio de Janeiro. O supervisor técnico do Escritório Regional RJ, Carlos Jardel, apresentou informações sobre conjuntura nacional e regional. O grupo debateu sobre a defesa dos direitos dos trabalhadores, a continuidade das conquistas obtidas nos últimos anos, a manutenção do processo de distribuição de renda e a necessidade de fortalecimento da unidade entre as Centrais Sindicais.
Fortaleza - No Ceará, a atividade foi realizada em 30 de abril. A X Jornada reuniu 41 dirigentes sindicais na Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace-CUT), em Fortaleza. As informações sobre conjuntura foram apresentadas pelo supervisor técnico do Escritório Regional CE, Reginaldo Aguiar Silva. No debate, os participantes destacaram questões relacionadas à união e unidade de luta do movimento sindical.
Manaus - Em 5 de maio, a atividade foi realizada no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE-AM), em Manaus. A Jornada contou com a participação de 27 dirigentes sindicais. O supervisor técnico do Escritório Regional AM, Inaldo Seixas, fez apresentação sobre conjuntura. No debate, o grupo discutiu sobre o PL 4.330, a necessidade de articulação mais propositiva, dificuldades de negociação no setor público e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Vitória - No Espírito Santo, a X Jornada Nacional de Debates foi realizada, em 6 de maio, no auditório dos Metalúrgicos de Vitória. A atividade contou com a participação de 29 dirigentes sindicais. A apresentação sobre conjuntura foi feita pelo coordenador de relações sindicais, José Silvestre. No debate, os participantes discutiram sobre ganhos reais versus benefícios, como vale-alimentação, vale-refeição e convênio médico, o PL 4.330, desafios da negociação no setor público, queda de arrecadação e não obrigação legal do estado em conceder reajuste.
A presidente do DIEESE, Zenaide Honório, representou o Departamento, em 7 de maio, na sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em homenagem aos 25 anos da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). O evento foi realizado em Fortaleza.
O DIEESE foi um dos homenageados pela Comenda Fetamce especial 25 anos. O reconhecimento foi entregue aos sindicatos de servidores municipais fundadores da entidade, personalidades e entidades parceiras. A Fetamce foi fundada em 1990. Hoje, contabiliza 146 sindicatos de servidores públicos municipais filiados, alcançando 153 das 184 cidades do estado.
Homenagem em Porto Alegre
A coordenadora do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego (SPED), Lúcia dos Santos Garcia, foi homenageada, em 5 de maio, pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Secretaria Municipal do Emprego. Lúcia e mais dez pessoas receberam do prefeito José Fortunati a Medalha Floriceno Paixão de 2015, entregue para profissionais ou entidades em reconhecimento aos serviços prestados ao mundo do trabalho, qualificação e geração de emprego e renda na capital. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, em Porto Alegre.
Lúcia é economista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1992, e especialista em Estudos do Trabalho e nas Técnicas de Medição do Mercado de Trabalho. Trabalha no DIEESE desde 1994 e, atualmente, coordena a área de Mercado de Trabalho do curso de Especialização em Economia e Trabalho da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 11 de maio, da 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda em São Paulo. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), no Vale do Anhangabaú. O prefeito Fernando Haddad abriu o evento.
Clemente fez palestra sobre regulação pública do trabalho logo após o início das atividades. O evento foi realizado de 11 a 15 de maio, com o objetivo orientar a população sobre capacitação e geração de renda.
Em 4 de maio, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou da segunda edição do Diálogo Brasil: Reflexões sobre a crise e caminhos democráticos. O evento foi promovido pelas Fundações João Mangabeira, Astrojildo Pereira e Verde - Hebert Daniel, na Câmara Municipal de São Paulo. A atividade tem como objetivo compreender o Brasil de hoje, para pensar que país queremos no futuro.
Além do DIEESE, o evento contou com apresentações do professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo, José Álvaro Moisés, do Movimento Brasil Livre (MBL) e da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
Os técnicos do Observatório do Trabalho de Osasco, Ângela Tepassê e Tiago Cortês, participaram, em 5 de maio, do Seminário Regional para a Construção da Agenda do Trabalho Decente em Osasco. O evento foi realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Trabalho e Inclusão de Osasco, como uma das atividades realizadas em comemoração ao Dia do Trabalho. O seminário teve como objetivo consolidar a construção da agenda municipal do Trabalho Decente.
Na ocasião, os técnicos apresentaram o Relatório de Indicadores para subsidiar o debate acerca do Trabalho Decente em Osasco. O estudo foi elaborado pelo Observatório do Trabalho de Osasco, parceria entre o DIEESE e o governo municipal. É a segunda vez que o Observatório de Osasco participa de seminário sobre o tema.
A atividade contou com a participação da secretária do Trabalho de Osasco, Mônica Veloso, do coordenador da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Paulo Sérgio Muçouçah, e de representantes de entidades sindicais, de empregadores e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo.
O coordenador de relações sindicais, José Silvestre, a supervisora de relacionamento com o sócio, Michelle Rodriguez, os técnicos Cátia Uehara, da Subseção dos Bancários de São Paulo, Regina Camargos, da Subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Felipe Miranda, da Subseção da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae-DF), Fernando Benfica, da Subseção dos Bancários do Rio de Janeiro, Vivian Machado, da Contraf CUT, e Gustavo Cavarzan, da Subseção dos Bancários de São Paulo, e o auxiliar técnico Thiago Fontes participaram, em 12 de maio, da palestra O sistema financeiro atual trava o desenvolvimento econômico do país, com o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor. A atividade fez parte da reunião da Rede Bancários do DIEESE, realizada no Escritório Nacional, em São Paulo.
Reunião de planejamento
Em 11 de maio, a equipe do DIEESE reuniu-se em São Paulo para debater o Planejamento 2016-2018. Na ocasião, os participantes debateram análise de conjuntura, construíram cenários e identificaram dos principais desafios do DIEESE. O encontro foi realizado no Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo.
A reunião do Grupo Financiamento foi realizada, em 15 de maio. O Grupo Projetos e Relações com Governos se reunirá em 18 de maio. No dia seguinte, será a vez do Grupo Gestão. O Grupo Processo de Trabalho se encontrará na quarta-feira, 20 de maio. Os integrantes do Grupo Relações Sindicais vão se reunir em 21 de maio.
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho promoverá, em 2 de junho, a conferência A educação profissional sob a ótica do trabalho. A palestra será ministrada pela presidente do Instituto Paulo Freire em Milão, na Itália, e professora da Faculdade de Educação na Universidade de Campinas (FE-Unicamp), Sílvia Manfredi.
A conferência será realizada no Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo, a partir das 9 horas. Como o número de lugares é limitado, é necessário confirmar presença pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br.
Até 10 de junho, a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está com inscrições abertas para o vestibular do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho. O curso é presencial e tem duração de três anos. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no período noturno, em São Paulo.
Os interessados devem se inscrever pelo site da Escola. O processo seletivo será realizado entre 27 de abril e 12 de junho, em duas etapas: redação e entrevista.
Para mais informações, acesse www.escola.dieese.org.br ou entre em contato pelo telefone 11 3874-5366.
- Em 15/05, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, fez palestra sobre política industrial, no 8º Congresso dos Metalúrgicos do ABC. O evento e teve como tema Democracia e participação e teve como objetivo debater políticas que nortearão as ações da entidade entre 2015 e 2018. A atividade foi realizada em São Bernardo do Campo.
- Em 15/05, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, reuniu-se com a equipe da Cooperativa Comunicação Desacato para fazer os ajustes finais do programa semanal sobre economia. Os episódios estarão disponíveis no Portal Desacato, a partir de junho.
- Em 12/05, Clemente participou da reunião do Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos, promovido pelo Instituto Ethos. O grupo discutiu sobre como o desemprego na atual conjuntura pode influenciar na pauta do trabalho decente, e como pode ser a atuação das empresas. O encontro foi realizado em São Paulo.
- Em 11/05, o Escritório Regional SC e as Centrais Sindicais realizaram o sétimo debate Conjuntura Econômica Brasileira: Petrobras no olho do furacão. A atividade ocorreu em Chapecó e contou com a participação de 75 pessoas. O encontro reuniu representantes das Centrais Sindicais CTB, CUT e NCST e do Sindicato das Empregadas Domésticas de Chapecó.
- Em 09/05, a supervisora do Escritório Regional BA, Ana Georgina da Silva Dias, falou sobre Democracia e empoderamento das mulheres - o impacto da terceirização para as mulheres. A palestra foi realizada no IV Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, promovido pela CTB. O encontro teve como tema Democracia, poder e igualdade para as mulheres e foi realizado na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.
- Em 07/05, o supervisor técnico do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, falou sobre negociação coletiva e conjuntura na reunião da Regional da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de 17 dirigentes sindicais. A atividade foi realizada em Caxias do Sul, no Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul.
- De 5 a 07/05, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, e a técnica Samya Campana, da Subseção Sinergia de Santa Catarina, coordenaram o seminário Conjuntura, Negociação Coletiva e Campanha Salarial. A atividade foi ministrada para os sindicatos ligados às intersindicais dos eletricitários do estado. Cerca de 25 militantes participaram do evento, realizado em Florianópolis.
- Em 04/05, José Álvaro falou sobre conjuntura nacional e estadual para a direção da CUT de Santa Catarina. O evento foi realizado na Escola Sindical da CUT, em Florianópolis.
- Em 30/04, a supervisora do Escritório Regional BA, Ana Georgina da Silva Dias, participou de sessão especial da Câmara Municipal de Salvador em homenagem ao Dia do Trabalho.
- Em 28/04, a técnica Ana Yara Paulino representou o DIEESE no 46º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: análises, prevenção e aspectos associados. O evento foi promovido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.
Regulares
- 07/05 - Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos
- 08/05 - Índice de Custo de Vida do município de São Paulo
Entrevistas e artigos
Terceirização
- Terceirização: regular para mudar práticas
Artigo do diretor técnico Clemente Ganz Lúcio, publicado em 03/05/2015 no Le Monde Diplomatique p>
- Impor limites para as terceirizações é o que está em jogo
Impor limites para as terceirizações é o que está em jogo Entrevista do diretor técnico Clemente Ganz Lúcio, Clemente Ganz Lúcio, sobre terceirização, para o site do Instituto Humanitas Unisinos (da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, de São Leopoldo, RS), publicada em 05/05/2015
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos pproduzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.