Pelo segundo ano, o DIEESE, por meio de convênio estabelecido com o Ministério do Trabalho e Emprego, publica o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. A exemplo do que ocorreu em 2008, esta publicação reúne um conjunto de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda, estruturados num conjunto de cinco livros.

Este livro - o de número II, Intermediação de mão de obra - tem por objetivo apresentar uma seleção atualizada de indicadores sobre intermediação pública de mão de obra. Como o próprio termo indica, intermediar é uma ação realizada por um agente mediador com o propósito de facilitar o encontro de dois ou mais outros agentes no mercado de trabalho (no caso destacado no livro, quem assume este papel é o Ministério do Trabalho e Emprego). Cabe ao MTE a tarefa de viabilizar o cruzamento de informações de um agente que necessita preencher um posto de trabalho com as informações de um trabalhador em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Este volume do anuário compõe-se de três capítulos. O primeiro, sob o título "Demanda por vagas", tem como finalidade caracterizar o perfil de trabalhadores inscritos, encaminhados e colocados pelo Sine. O capítulo seguinte expõe indicadores relevantes para traçar o perfil das vagas ofertadas. Em ambos os capítulos, priorizou-se disponibilizar a maioria dos dados por unidade da federação, possibilitando ao usuário o acesso aos dados do seu estado. É importante destacar que atenção especial foi dedicada, dentro das possibilidades da base de dados, aos trabalhadores com deficiência e às vagas destinadas a este segmento da população. O último capítulo traz relevantes estatísticas sobre estratégias de procura dos ocupados com base na Pesquisa de Emprego e Desemprego (DIEESE/Seade).

Finalmente, o DIEESE e o MTE esperam que esta publicação seja um instrumento importante deconsulta realizada pelos trabalhadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas,
subsidiando a ação dos diferentes atores sociais.

A Diretoria