caso não visualize a mensagem, clique aqui

Cursos de pós-graduação e extensão em Economia e Trabalho
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da pós-graduação Lato Sensu em Economia e Trabalho, da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. O curso é presencial e será oferecido para duas turmas: uma aos sábados, das 8h30 às 17h30, e outra às quintas e terças, das 19h às 22h40.
A proposta da pós-graduação em Economia e Trabalho é dar ao aluno fundamentos para: a análise socioeconômica da realidade; a avaliação de tendências e problemas do mundo do trabalho e das relações de emprego na sociedade contemporânea; o debate do papel das políticas públicas no campo do emprego e da renda, da educação, da saúde do trabalhador e das condições de vida.
O curso tem 18 meses de duração e 440 horas.
As aulas são ministradas na sede da Escola, no Centro de São Paulo (rua Aurora, 957, próximo ao Metrô República).
Extensão - Para quem ainda não possui graduação, o curso é oferecido na modalidade extensão.
Para mais informações, acesse o site da Escola DIEESE, envie e-mail para contatoescola@dieese.org.br ou ligue para (11) 3821-2150 e 3821-2155.
Centrais debatem crise econômica e desafios do movimento sindical
O DIEESE e as Centrais Sindicais organizaram, em 17/10, o debate Crise Econômica e os Desafios do Movimento Social. A atividade foi realizada na sede da UGT, em São Paulo.
Pelo DIEESE, estiveram no evento o diretor técnico, Clemente Ganz Lúcio, os coordenadores Angela Schwengber, de estudos em políticas públicas, Fausto Augusto Júnior, de educação e comunicação, José Silvestre, de relações sindicais, Rosana de Freitas, administrativa e financeira, e Patrícia Pelatieri, de pesquisas e tecnologia, o assessor técnico Airton Santos, e os técnicos Adriana Marcolino, da Subseção da CUT Nacional, e Altair Garcia, da Força Sindical.
Clemente participou da mesa ao lado do presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira; do secretário de políticas sociais da CTB, Rogério Nunes; do presidente da CUT, Vagner Freitas; do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; do secretário de relações internacionais da Intersindical, Ricardo Saraiva; do presidente da NCST, José Calixto Ramos; do presidente da UGT, Ricardo Patah; e do membro da coordenação nacional da CSP-Conlutas, José Maria de Almeida.
Entre os temas tratados, a retomada do crescimento econômico; formas de enfrentar o desemprego; previdência social; terceirização; reforma trabalhista (negociado X legislado); PEC 241; independência do Banco Central e; privatizações.
A IndustriALL Global Union, entidade sindical que representa mais de 50 milhões de trabalhadores dos setores químicos, têxtil, mineração, energia e metalúrgico, em 140 países, realizou o 2º Congresso Mundial no Rio de Janeiro, entre 3 e 7 de outubro. A atividade reuniu mais de 1.200 pessoas, com o objetivo de discutir o plano de ação global da entidade, cujas questões fundamentais são a luta contra a precarização do trabalho e a liberdade para a ação sindical. Os participantes debateram estratégias para fortalecer o movimento sindical e denunciaram práticas anti-sindicais e de desrespeito aos direitos do trabalhador no mundo todo.
Antes do evento, foram realizados encontro do Comitê de Mulheres e de Juventude e conferências regionais: África; América do Norte; América Latina; Ásia; e Europa.
Brasileiros na direção da entidade - A nova direção da entidade também foi escolhida no evento. O diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Valter Sanches, foi eleito secretário-geral; a presidenta da CNQ Lucineide Varjão foi eleita co-presidenta da América Latina e Caribe; Mônica Veloso, ex-presidente do DIEESE, vice-presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e secretária geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (SP) e o secretário-geral da Federação dos Químicos de São Paulo, Edson Bicalho (Fequimfar) também são parte da diretoria. Mônica foi eleita ainda, durante o Congresso, presidente do Comitê Mundial das Mulheres, formalizado no evento.
Técnicos do DIEESE- A diretora da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Sirlei Márcia de Oliveira, a supervisora técnica do Escritório Regional RJ, Jéssica Naime, os técnicos Adhemar Mineiro, da Subseção da CUT Nacional, Carla Borges, da Subseção do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Fernando Benfica, da Subseção do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Carolina Gagliano, da Subseção do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, e Mahatma Ramos, da Subseção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT), e a secretária do Escritório RJ, Roxana Schulz, estiveram no Congresso.
- O técnico Thomaz Ferreira Jensen, da Subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, participa de debate sobre as reformas trabalhistas, PEC 241 e Súmula 277, promovido hoje, 25, pelas seguintes entidades: Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Associação dos Magistrados do Trabalho de Alagoas (Amatra), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (Anpt) e a Força Sindical de Alagoas. A atividade é realizada em Maceió.
- O professor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Samuel de Souza, e o técnico André Cardoso, da Subseção Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CMN-CUT), ministraram curso sobre história do movimento sindical no Brasil, na Escola Nacional Florestan Fernandes, de 20 a 22/10. O curso faz parte do programa Formação Política para Jovens Lideranças, desenvolvido em conjunto com a CNM.
- Em 20/10, a supervisora do Escritório Regional da Bahia, Ana Georgina Dias, fez apresentação sobre Terceirização e Reforma Trabalhista, para o Sindicato de Vitória da Conquista e Região, dentro de ciclo de palestras realizado pela entidade. O evento aconteceu na sede da instituição.
- O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 19 e 20/10, do seminário Proteção e Formação: instituições para melhorar mercado de trabalho na América Latina e Ásia. O evento foi realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Comissão Econômica e Social para a Àsia e o Pacífico (Cespap), em Santiago, Chile. A atividade é parte de projeto das duas instituições que visa ao fortalecimento das capacidades da América Latina e Ásia para desenvolver e melhorar os sistemas de formação profissional e proteção dos trabalhadores diante do desemprego. Clemente foi comentarista da mesa Proteção contra o desemprego na América Latina e Ásia.
- O supervisor do Escritório Regional DF, Max Leno, e a técnica Alessandra Cadamuro, Subseção Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), participaram de debate sobre a PEC 241/16, em atividade promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sindsep-DF), em 18/10, em Brasília. O evento contou com a presença de diversos servidores e teve como objetivo debater os riscos da proposta, que congela gastos públicos por 20 anos.
- Em 08/10, o técnico Humberto Barbosa Ferreira Júnior, da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos em Alagoas, participou de debate sobre mercado de trabalho. A apresentação foi feita para o Sindicato dos Vigilantes de Alagoas, em Maceió (foto).
- 20/10 - Vídeo sobre greves em 2016
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.