caso não visualize a mensagem, clique aqui

O DIEESE e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) realizaram, em 5 e 6 de agosto, o curso Negociação coletiva e igualdade de oportunidades. A atividade reuniu 35 dirigentes sindicais dos setores têxtil, vestuário, couro e hotelaria, em Caruaru (PE).
O secretário da região Nordeste da CNTI, Israel Ferreira Torres; o secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio; a presidente do Sindicato das Costureiras de Caruaru, Claudinéia Araújo da Silva; o presidente do Sindicato de Artefatos de Couro de Pernambuco, José Carlos Correia de Queiroz; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Caruaru (Sinditextil), José Rodrigues de Carvalho; e o presidente do Sindicato dos Hoteleiros de Caruaru, Marcos Antônio Gomes, participaram da mesa de abertura da atividade.
O curso abordou conceitos e processo da negociação coletiva, argumentação e espaço do acordo no contexto da igualdade de oportunidades e equidade de gênero no espaço e no mundo do trabalho. A atividade foi coordenada pelas técnicas Eliana Elias, da formação sindical, e Milena Prado, do Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), com apoio da técnica Karla Braz, da Subseção da CNTI DF.
A presidente do Sindicato das Costureiras de Pernambuco, Aurora Flora Duarte, também participou dos debates. O encerramento do curso foi feito pelo presidente da CNTI, José Calixto.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 4 de agosto, do VI Seminário de aperfeiçoamento sobre legislação trabalhista e previdenciária. O evento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (Fetraconspar), em Curitiba.
Clemente encerrou as palestras do primeiro dia com o tema Conjuntura e política de proteção ao emprego. Abordou questões políticas e econômicas do contextual atual, falou sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lay-off e perspectivas de trabalho e emprego.
A atividade reuniu 59 participantes, entre trabalhadores das entidades filiadas à Fetraconspar e dirigentes sindicais.
O DIEESE realizou, entre 8 e 12 de agosto, dois dos três cursos sobre Estrutura e processo da negociação coletiva para formação de representantes de Comitês Sindicais de Empresa que fazem parte do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A atividade foi realizada em São Bernardo do Campo.
Os cursos foram coordenados pelo professor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho Carlindo Rodrigues e pelos técnicos Eliana Elias, da formação sindical, Thomaz Ferreira Jensen, do Escritório Regional SP, e Caroline Gonçalves, da Subseção da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT (FEM).
Entre maio e agosto, o DIEESE realizou cinco cursos para os Observatórios do Mercado de Trabalho das Universidades Federais do Maranhão, de Pelotas, de Campina Grande, do Pará e de Pernambuco. As atividades fazem parte do convênio Projeto Desenvolvimento de Instrumentos e Atualização dos indicadores de apoio à gestão de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, firmado entre o DIEESE e o Ministério do Trabalho (MTb), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em novembro de 2014.
Em São Luís, a atividade foi realizada de 16 a 18 de maio. Entre 7 e 9 de junho, em Pelotas. Em Campina Grande, a oficina aconteceu de 26 a 28 de julho. Em Belém, de 3 a 5 de agosto. No Recife, o curso aconteceu de 8 a 10 de agosto.
As atividades contaram com a participação 70 pesquisadores, que são membros das equipes envolvidas no desenvolvimento dos Observatórios do Trabalho nas universidades federais.
No curso, a partir da experiência do DIEESE, foram apresentadas formas de produção de informações com base nas diretrizes de atuação dos Observatórios do Trabalho, metodologia, conceitos, instrumentos e outras características das bases estatísticas de registros administrativos do MTb. Também foram discutidos os principais conceitos relacionados à produção de indicadores sociais. As atividades tinham como objetivo contribuir com o aprimoramento metodológico dos Observatórios do Trabalho e com a articulação da Rede Observatórios do Trabalho, que está em construção.
O curso contou com a participação da coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, da supervisora dos Observatórios do Trabalho do DIEESE, Patrícia Laczynski, dos técnicos Samira Schatzmann e Joana Biava, dos Observatórios, Flávia Rodrigues, do Observatório do Trabalho da Bahia, Pedro Bezerra Neto e Laender Batista, do Núcleo de Produção de Informações (NPI).
Em agosto, a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está com inscrições abertas para os cursos de extensão Relações raciais no Brasil e Filosofia e psicanálise: resgatando o conceito de trabalho. As aulas serão presenciais, aos sábados de manhã, na Escola DIEESE, no Centro de São Paulo.
Relações raciais no Brasil - Com carga horária de 20 horas (5 encontros), o curso abordará questões que fundamentam as relações entre negros e não negros no Brasil, constituídas a partir da escravidão e dos impactos seculares sobre a formação da sociedade, religião, cultura e economia do país. A atividade iniciará em 3 de setembro.
Filosofia e psicanálise resgatando o conceito de trabalho - Dividido em cinco encontros, o curso pretende mostrar a existência viva do conceito de trabalho, usando textos filosóficos e tratando das implicações do trabalho concreto e singular na constituição e no desenvolvimento do psiquismo. A atividade terá carga horária de 20 horas e iniciará em 27 de agosto.
Para mais informações, acesse o site da Escola DIEESE, envie e-mail para contatoescola@dieese.org.br ou ligue para (11) 3821-2150 ou 3821-2155.
Inscreva-se clicando aqui.
- Em 18/08, o assessor da coordenação de relações sindicais, Fernando Junqueira, e a técnica Ana Yara Paulino, da saúde, participarão da reunião da cadeia de confecção e têxtil. A atividade é promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em São Paulo
- Em 11 e 12/08, os técnicos Mahatma Santos, da Subseção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação (Fentac-CUT), e Gustavo Teixeira, da Subseção da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), coordenaram seminário de planejamento de campanha salarial nacional dos trabalhadores da ação civil. A atividade foi liderada pela Fentac e aconteceu em Recife.
- Em 11/08, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, fez palestra sobre O papel dos economistas no DIEESE e na assessoria ao movimento sindical. A apresentação fez parte de debate promovido pelo curso de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade foi realizada em Florianópolis e contou com a participação de economistas que atuam em outras áreas e foi destinada aos alunos da instituição.
- Em 10/08, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, falou sobre Conjuntura política e econômica do Brasil - desafios e perspectivas para a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). A palestra aconteceu na Praia Grande (SP).

- Em 10/08, a supervisora técnica do Escritório Regional RJ, Jéssica Naime, fez análise de conjuntura e sobre o setor de comércio varejista de combustíveis no Brasil e no Rio de Janeiro. A apresentação aconteceu no I Encontro Estadual dos Dirigentes dos Sindicatos dos Empregados de Postos de Combustíveis do Estado do Rio de Janeiro, ligados à Força Sindical. A atividade debateu estratégias para a unificação da negociação coletiva da categoria no estado e foi realizada no Rio de Janeiro (foto).
-Em 10/08, o supervisor técnico do Escritório Regional DF, Max Leno de Almeida, e a assessora técnica, Lilian Arruda Marques, fizeram apresentação institucional do DIEESE na reunião ordinária da diretoria da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). A atividade foi realizada na sede da entidade, em Brasília.
- Em 05/08, Max Leno de Almeida fez análise de conjuntura na Assembleia do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do governo do Distrito Federal (Sindsasc). A atividade reuniu cerca de 100 participantes em Brasília.
- Em 03/08, Jéssica Naime fez apresentação sobres os impactos dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. A palestra fez parte do Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT RJ, realizado no Rio de Janeiro.
- Em 03/08, Max Leno participou da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS), da qual participaram instituições da sociedade civil e organizada. A atividade aconteceu na Casa Civil, em Brasília.
- Em 02/08, o supervisor técnico do ER-DF participou, com os diretores do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do governo do DF (Sindsasc), de reunião com o secretário da Fazenda do Distrito Federal. O encontro foi realizado na Secretaria da Fazenda e teve como objetivo tratar da questão fiscal do DF e em relação à pauta apresentada pelo Sindsasc ao GDF.
- Em 29/07, Clemente Ganz Lúcio fez análise de conjuntura nacional política e econômica no Seminário de formação político-sindical do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saaemg). O evento teve como tema O movimento sindical em cenário adverso e foi realizado entre 29 e 31 de julho, em Belo Horizonte.
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.