caso não visualize a mensagem, clique aqui

O DIEESE promoveu, em 3 e 4 de dezembro, o seminário internacional A centralidade do trabalho nas políticas públicas e no desenvolvimento do país. O evento foi realizado em comemoração aos 60 anos do Departamento e teve patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Mais de 180 pessoas participaram da atividade, realizada no Auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), no centro de São Paulo.
O seminário teve início com falas do diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, e do presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, Virgílio Carvalho. Em seguida, foi exibido um vídeo gravado pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, exclusivamente para o evento.
O primeiro dia teve como tema Crescimento e igualdade. A palestra inicial ficou sob a responsabilidade do secretário executivo adjunto da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Prado, que destacou os desafios conjunturais da América Latina e do Caribe.
No segundo dia, o coordenador de educação do DIEESE, Nelson de Chueri Karam, deu início às atividades. A temática Trabalho e educação foi abordada pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Binho Marques.
Em seguida, o diretor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), David Kupfer, realizou palestra intitulada A indústria brasileira no córner (acuada no canto, no jargão do boxe, ou de escanteio, no futebol).
O desenvolvimento regional no Brasil foi o último tema abordado no seminário. O professor da Universidade Federal do ABC, Arilson Favareto, falou sobre A questão regional do Brasil em perspectiva - desafios para a agenda futura.
Após o encerramento das palestras, os participantes foram convidados para a solenidade em comemoração aos 60 anos do DIEESE, realizada no Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, também no centro de São Paulo.
Solenidade e lançamentos dos livros
A cerimônia de encerramento do seminário internacional e de comemoração dos 60 anos do DIEESE contou com a participação de cerca de 130 pessoas, entre dirigentes, assessores, amigos e funcionários do DIEESE. Autoridades como o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, o secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, Arthur Henrique, marcaram presença no evento, além dos representantes das centrais: o presidente da CTB, Adilson Gonçalves de Araújo; o presidente da UGT, Ricardo Patah; o assessor da CSB, José Carlos Quintino; o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves; o presidente estadual da CUT, Douglas Martins Izzo; o diretor Nacional de Educação Sindical da NCST, Sebastião Soares; e o tesoureiro da CGTB, Paulo Saboia. A diretora sindical do DIEESE, Raquel Kacelnikas (Sindicato dos Bancários), representou a presidente Zenaide Honório (Apeoesp), que não pode comparecer. A atividade foi aberta com a fala do diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio.
A solenidade homenageou os sócios fundadores do DIEESE, todos os ex-presidentes e também ex-diretores técnicos do DIEESE, Lenina Pomeranz, Heloísa Helena de Souza Martins, Walter Barelli e Sérgio Mendonça e, em memória, José Albertino Rodrigues.
Também os dois trabalhadores que atuam há mais tempo no Departamento receberam homenagens: o supervisor financeiro, Bartolomeu Romcy Costa, com 38 anos de atuação na entidade, e a supervisora de pesquisas sindicais, Vera Lúcia Mattar Gebrim, há 37 anos no DIEESE.
A solenidade foi encerrada com o lançamento de dois livros produzidos pelo DIEESE. O assessor técnico Ademir Figueiredo apresentou a obra Salário Mínimo no Brasil - a luta pela valorização do trabalho, publicado pela LTr Editora. A publicação mostra a importância da política de valorização do Salário Mínimo, conquistada pela ação das Centrais Sindicais, apresenta conceitos, perfil de quem ganha o salário mínimo etc. A publicação já está à venda em grandes livrarias e também no site da LTr (http://www.ltreditora.com.br), em versão impressa e e-book.
Já o assessor da direção técnica Carlindo Rodrigues de Oliveira falou sobre o primeiro volume da coleção Por que cruzamos os braços - Greves no Brasil: depoimentos de lideranças, de 1968 aos dias atuais, produzido em parceria com a Cortez Editora.
A coleção completa tem cinco livros e reúne 60 depoimentos de lideranças sindicais, com relatos das experiências que viveram à frente de algumas das maiores greves do país, em 12 estados. Cada livro terá 12 depoimentos.
No primeiro volume, lançado na solenidade, os entrevistados são: Ênio Seabra - Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte/Contagem; José Ibrahin - Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; João Paulo Pires Vasconcelos- Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade; José Francisco da Silva - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Luiz Inácio Lula da Silva - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Arnaldo Gonçalves - Sindicato Metalúrgicos de Santos; Célia Regina Costa - Sindicato dos Profissionais de Saúde de São Paulo (Sindsaúde); Gilson Menezes - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Eunice Cabral - Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco; Luiz Soares Dulci - Sind-Ute - Sindicato Único dos Trabalhadores no Ensino de MG; Luiz Gushiken - Sindicato dos Bancários de São Paulo; e Edmilson Felipe Neri - Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.
O restante da coletânea será lançado em 2016.
Mais homenagens
Santa Catarina - A Câmara Municipal de Florianópolis homenageou, em 8 de dezembro, os 60 anos do DIEESE em uma sessão solene. O diretor regional, Ivo Castanheira, da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), representou o DIEESE. Os técnicos Mauricio Mulinari, da Subseção da Fecesc, e Samya Campana, da Subseção do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região, representaram os trabalhadores do DIEESE.
Em 1º de dezembro, aCâmara Municipal de Brusque promoveu homenagem especial ao DIEESE. O supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, representou o Departamento e recebeu a Comenda do Mérito Institucional, em comemoração aos 60 anos do DIEESE. No mesmo dia, a direção do Sindicato dos Empregados dos Edifícios de Florianópolis (Seef) entregou ao DIEESE placa em homenagem aos 60 anos do Departamento.
José Álvaro Cardoso participou, em 7 de dezembro, de evento de confraternização da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (Feticomsc), no qual a direção da entidade prestou homenagem aos 60 anos do DIEESE. O evento foi realizado em Florianópolis.
São Paulo - O vice-presidente do DIEESE, Luís Carlos de Oliveira, o diretor técnico, Clemente Ganz Lúcio, e o coordenador de atendimento técnico sindical, Airton dos Santos, representaram o DIEESE na sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de São Paulo em homenagem aos 60 anos do DIEESE. A cerimônia foi realizada em 3 de dezembro, em São Paulo, e contou com a participação de trabalhadores do DIEESE e de representantes do movimento sindical.
Em 2 de dezembro, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, homenageou os 60 anos do DIEESE durante evento de lançamento da 16ª edição do Livro Direitos Humanos no Brasil 2015 e do vídeo Resistentes, da Rede Social com Quilombolas de Minas Gerais. O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, representou o Departamento. O evento foi realizado em São Paulo e também homenageou a professora Beatriz Cerqueira, dirigente sindical da CUT-MG, Dom Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, e Margarida Genevois, militante dos Direitos Humanos.
As Centrais Sindicais, o DIEESE e entidades patronais lançaram o documento Compromisso pelo Desenvolvimento, em 3 de dezembro, em São Paulo. O manifesto tem como objetivo aumentar a pressão por mudanças na política econômica do país.
Nesta terça-feira, 15/12, as entidades que assinam o Compromisso participarão de duas atividades para apresentar o documento. A primeira será uma reunião do Fórum de Debates sobre Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda e de Previdência Social, com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. A atividade acontecerá no Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em Brasília.
A segunda será uma audiência com a presidente, Dilma Rousseff, e os representantes das 25 entidades signatárias de partida do Compromisso pelo desenvolvimento. O encontro será realizado no Palácio da Alvorada.
Em 1º de dezembro, o DIEESE, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e a Fundação João Pinheiro apresentaram a Nova Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Nova PED-RMBH).
A Nova PED-RMBH contará com uma plano amostral de 34 municípios. Com isso, além de informações gerais sobre a região metropolitana, também serão divulgados dados sobre três polos de interesse: o município de Belo Horizonte, o Vetor de Expansão Industrial (Betim e Contagem) e o Vetor Norte Expandido (Vespasiano, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Lagoa Santa). A novidade permitirá melhor compreensão da dinâmica econômica da RMBH, com a possibilidade de aplicação de questionários complementares em períodos específicos do ano.
A divulgação contou com a presença do presidente da Fundação João Pinheiro, Roberto do Nascimento, do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, do coordenador regional do DIEESE, Paulo Henrique Santos Fonseca, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sindute-MG), da coordenadora do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego (Sistema PED), Lúcia dos Santos Garcia , do técnico Fernando Duca, do Sistema PED Nacional, e de representantes do movimento sindical.
15ª Conferência Nacional de Saúde
O assessor técnico de saúde e seguridade, Reginaldo Muniz, representou o DIEESE, de 1º a 4 de dezembro, na 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). O evento reuniu 4.200 participantes, sendo 3.500 delegados representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 26 estados e do Distrito Federal.
Durante a semana, a 15ª edição da conferência abordou os temas: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.
Reginaldo faz parte da Comissão Nacional de Relatoria, coordenando o eixo temático Valorização do trabalho e da educação em saúde. A conferência aprovou cerca de 600 propostas para compor o Relatório Final.
5º Congresso Semapi
Os técnicos Paulo Jäger, do Escritório Regional RJ, e Iara Welle, do Escritório Regional RS, participaram do 5º Congresso do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi). O evento teve como tema Defender direitos para seguir avançando e reuniu mais de 150 participantes em Porto Alegre.
No congresso, Paulo falou sobre os desafios da conjuntura nacional e Iara apresentou os indicadores do Brasil e do estado no painel Finanças do estado frente às políticas públicas e os trabalhadores.
O Escritório Regional SC lançará, em 16 de dezembro, o primeiro volume da coleção Por que cruzamos os braços - Greves no Brasil: depoimentos de lideranças, de 1968 aos dias atuais, produzido em parceria com a Cortez Editora , e o livro Salário Mínimo no Brasil - a luta pela valorização do trabalho, publicado pela LTr Editora, em Florianópolis.
O lançamento será realizado na Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), a partir das 10 horas. A Fecesc fica na avenida Mauro Ramos, 1.624, e a atividade será no 3º andar.
Para mais informações, telefone para (48) 3228-1621 ou envie e-mail para crisgoncalves@dieese.org.br.
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está com inscrições abertas, até 5 de fevereiro de 2016, para as vagas remanescentes dos cursos de extensão e de pós-graduação em Economia e Trabalho.
Inscreva-se no site da Escola DIEESE!
- Em 15/12, o supervisor técnico do Escritório Regional PR, Sandro Silva, participará de duas atividades em Curitiba. Sandro se reunirá com o grupo de trabalho criado pelo Conselho Estadual do Trabalho para discutir o reajuste do piso regional em 2016. Depois, participará da Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). A sessão tem como objetivo aprovar a pauta de reivindicações da negociação com data-base março de 2016.
- Em 12/12, Sandro Silva participou do seminário Não mexa no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). A atividade foi realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc).
- Em 11/12, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, reuniu-se com a direção da Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviço, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores de Santa Catarina (Fevasc). No encontro, José Álvaro fez uma análise de conjuntura. O evento foi realizado na sede da entidade, em São José.
- Em 11/12, o técnico Thomaz Ferreira Jensen, da Subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, participou da 20ª edição do Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq 2015). O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo, e contou com apresentações dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, de Minas e Energia, Eduardo Braga, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
- Em 11/12, o supervisor do ER-PR participou de duas atividades em Curitiba. Sandro fez análise de conjuntura econômica, na reunião da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Paraná (Sintrapav-PR). No mesmo dia, participou de reunião do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).
- Em 10/12, o supervisor técnico do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, e a técnica Iara Welle, do ER-RS, apresentaram perspectivas do cenário macroeconômico para 2016, no seminário sobre negociação coletiva da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação do Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada em Porto Alegre e teve como objetivo planejar a campanha salarial do próximo ano.
- Em 10/12, a supervisora técnica do Escritório Regional PE, Jackeline Natal, participou da mesa de abertura da Audiência Pública na Câmara Municipal do Recife. A sessão teve como objetivo discutir a defesa da Petrobras e foi realizada na capital pernambucana.
- Em 10/12, a técnica Ana Yara Paulino, da Educação Sindical, falou sobre Direitos Humanos e os trabalhadores, na 225ª reunião da Comissão Estadual de Emprego de São Paulo, por ocasião do Dia Mundial de Direitos Humanos, em São Paulo.
- Em 09/12, Ana Yara Paulino participou do grupo de trabalho Empresas e Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, a técnica falou sobre os direitos trabalhistas e o trabalho forçado ou escravo. A atividade foi realizada em São Paulo.
- Em 09/12, Sandro Silva participou de reunião do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) também participaram do encontro, realizado em Curitiba.
- Em 09/12, Thomaz Ferreira Jensen apresentou os resultados de outubro da Pesquisa de Emprego e Desemprego no ABC (PED-ACB) e do estudo sobre os negros no mercado de trabalho no encontro da Rede de Gestores de Recursos Humanos do ABC. A atividade foi promovida pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André.
- Em 08/12, Ricardo Franzoi participou de reunião do Movimento Unificado dos Servidores Públicos na Assembleia Legislativa. O encontro teve como objetivo pedir o voto contrário ou a retirada do Projeto de Lei Complementar 206/2015, que propõe mudanças financeiras, estabelecendo regras para a limitação do crescimento da despesa com pessoal e custeio para todos os Poderes estaduais. A reunião aconteceu em Porto Alegre.
- Em 04/12, a técnica Daniela Sandi, da Subseção do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), fez palestra sobre Indicadores sociais e econômicos: reflexos da crise no mercado de trabalho. A atividade foi realizada pela Federação Intermunicipal dos Sindicatos no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu em Porto Alegre.
- Em 27/11, Ana Yara representou o DIEESE no II Seminário Benefícios Previdenciários: conhecendo os direitos e os deveres. O evento aconteceu na sede da UGT, em São Paulo.
- 08/12 - Índice do Custo de Vida na cidade de São Paulo
- 09/12 - Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.