caso não visualize a mensagem, clique aqui

Seminário internacional sobre salário mínimo e desenvolvimento
O DIEESE e a Fundação Friedrich Ebert (FES) promoveram, em 9 e 10 de novembro, o seminário internacional Salário mínimo e desenvolvimento: lições do Brasil e experiências internacionais. O evento foi realizado na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O evento promoveu debate e reflexão sobre a política do Salário Mínimo no Brasil e em outros países, os impactos sobre a renda, o emprego e a distribuição de renda e o papel dos atores sociais na formulação, implementação e avaliação da política.
Durante o seminário, foi realizada cerimônia em comemoração aos 60 anos do DIEESE. Representantes das entidades sindicais e trabalhadores do DIEESE que ajudaram a fundar o Escritório Regional de Minas Gerais (ER-MG) receberam homenagens. Na solenidade também foi lançado o livro Salário Mínimo no Brasil - A luta pela valorização do trabalho, elaborado pelo DIEESE, em coedição com a Editora LTr. A publicação foi organizada pelo técnico Frederico Melo, da Subseção da CUT-MG, e contextualiza as seis décadas do salário mínimo no país.
A presidente do DIEESE, Zenaide Honório, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, o supervisor do Escritório Regional MG, Fernando Duarte, o supervisor do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, o assessor técnico Carlindo Rodrigues de Oliveira, e os técnicos do DIEESE em Minas Gerais participaram da atividade.
O evento contou com apresentações do secretário Nacional de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Manoel Messias Melo, do técnico de planejamento e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Celso Cardoso Júnior, do professor da Universidade de Leeds, na Inglaterra, George Wilson, do secretário executivo adjunto da Comissão Econômica para a América Latina da Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), Antônio Prado, do representante do Sindicato Unificado de Serviços (Verdi) da Alemanha, Gabriele Sterkel, do representante do Center for American Progress, Brendan Dukede, do membro do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Universidade de Campinas (Cesit-Unicamp), Cláudio Dedecca, e da professora Rosa Marques, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Em homenagem aos 60 anos do DIEESE, foram realizadas três atividades em Santa Catarina. A Câmara Municipal de Concórdia promoveu, em 12 de novembro, sessão solene para comemorar a data. A cerimônia contou com a participação de sindicalistas e da sociedade civil. A Câmara Municipal de Itajaí também homenageou os 60 anos do DIEESE, em 27 de outubro, durante sessão da Casa.
A Câmara Municipal de Itajaí concedeu, em 27 de outubro, moção de congratulação e reconhecimento aos 60 anos do DIEESE. A homenagem foi entregue ao supervisor do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso. A solenidade contou com a participação de 35 sindicalistas.
Em 20 de outubro, o Escritório Regional SC reuniu mais de 170 pessoas em sessão solene na Assembleia Legislativa do estado. A cerimônia homenageou 12 trabalhadores do DIEESE, inclusive o ex-técnico Daniel dos Passos, que atuou na entidade por 21 anos. Na ocasião, o técnico Adhemar Mineiro, da Subseção da CUT Nacional no Rio de Janeiro, fez apresentação sobre dívida pública e promoveu debate sobre o tema.
Osasco - A presidente do DIEESE, Zenaide Honório, o secretário executivo, Antônio de Sousa e o coordenador de atendimento técnico sindical, Airton dos Santos, participaram de audiência, em 4 de novembro, com o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, e a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, para celebrar os 60 anos do DIEESE.
Amazonas - A Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu sessão especial em homenagem aos 60 anos do DIEESE, em Manaus. No evento, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, recebeu uma placa e o supervisor do Escritório Regional AM, Inaldo Seixas, um diploma de Honra ao Mérito. O certificado também foi entregue a representantes de sindicatos que participaram da solenidade.
Mato Grosso do Sul - Em 15 de outubro, a Câmara Municipal de Dourados, no Mato Grosso do Sul, concedeu à supervisora técnica do Escritório Regional MS, Andreia Ferreira, moção de congratulações.
Oficina sobre rotatividade no mercado de trabalho
O DIEESE e o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego), promoveram, em 11 e 12 de novembro, a oficina Os desafios da rotatividade no mercado de trabalho brasileiro: análise com corte setorial.
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, o secretário Nacional do Trabalho (MTPS), José Lopez Feijóo, a coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, o supervisor do Escritório Regional DF, Max Leno de Almeida, os assessores técnicos Ademir Figueiredo e Antonio Ibarra, e os técnicos, Alexandre Sampaio Ferraz, da Subseção da CUT Nacional DF, Clóvis Scherer, do Escritório Regional DF, Cristiane Bibiano, do Núcleo de Produção de Informações (NPI), Laender Batista, do ER-DF, Samira Schatzmann, dos Observatórios do Trabalho, e Tiago Oliveira, do ER-DF, participaram da oficina.
A atividade estava prevista no convênio Desenvolvimento de instrumentos e atualização dos indicadores de apoio à gestão de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, firmado entre o MTPS e o DIEESE em outubro de 2014.
O DIEESE e o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) realizaram, em 4 e 5 de novembro, o Seminário Nacional dos Observatórios do Trabalho. O evento reuniu membros de governos estaduais e municipais, conselhos públicos, representantes de instituições ligadas ao mundo do trabalho, acadêmicos, pesquisadores e técnicos dos Observatórios do Trabalho para discutir a criação da Rede Nacional de Observatórios do Trabalho.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, a coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, as supervisoras dos Observatórios do Trabalho, Patrícia Laczynski, e de Tecnologia da Informação, Celi Audi, os técnicos Ana Maria Belavenuto, do Observatório do Trabalho de São Paulo, André Marega Pinhel, do Observatório do Trabalho de Curitiba, Cristiane Bibiano, do Núcleo de Produção de Informações (NPI), Flávia Santana Rodrigues, do Observatório do Trabalho da Bahia, e Paulo Jäger, do Escritório Regional RJ, e o secretário Nacional do Trabalho (MTPS), José Lopez Feijóo, participaram do evento.
O Seminário é uma das atividades previstas no convênio Desenvolvimento de instrumentos e atualização dos indicadores de apoio à gestão de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, firmado entre o MTPS e o DIEESE em outubro de 2014.
O DIEESE e a Fundação Friedrich Ebert (FES) realizaram, em 6 de novembro, o debate O futuro da indústria: política industrial e desafios para os sindicatos. A atividade ocorreu no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo.
A atividade reuniu representantes da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), da organização indiana Indian Industrial Relations Organization, da Central Sindical alemã DGB e Aliança Futuro da Indústria para debater os desafios da transformação e modernização da indústria, os vários caminhos da política industrial e o envolvimento do movimento sindical no processo de renovação.
A coordenadora executiva do DIEESE, Patrícia Pelatieri, e a coordenadora do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego (SPED), Lúcia Garcia, participaram, em 16 de outubro, do debate Desemprego no Brasil, em São Paulo. A atividade foi promovida pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e teve como objetivo apresentar diferentes análises do cenário atual e perspectivas para o futuro.
O debate também contou com apresentações do diretor executivo do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade de Campinas (Cesit/Unicamp), Anselmo Luís dos Santos; do pesquisador e também diretor do Cesit, José Dari Krein; e do presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. A moderação foi feita pelo professor da Universidade de São Paulo, Alfredo Bosi.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 16 de outubro, do debate Como o Brasil pode sustentar ganhos continuados de emprego e salário e quais reformas na política de emprego poderiam ajudar? O tema foi parte do Seminário Mercado de trabalho, educação profissional e políticas de emprego no Brasil, promovido pelo Banco Mundial e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.
Clemente participou da segunda sessão do seminário ao lado do presidente de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social da CNI, Alexandre Furlan; do diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Márcio Borges; e do professor de Universidade de São Paulo (USP), Hélio Zylberstajn.
O evento teve como objetivo discutir os resultados do novo relatório do Banco Mundial intitulado Sustentando melhorias no emprego e nos salários no Brasil: uma agenda de competências e empregos.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 5 de novembro, do seminário Desenvolvimento produtivo e inovativo: oportunidades e novas políticas. O evento foi realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, em 4 e 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
Clemente, o diretor executivo de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Alfredo Delgado, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, participaram da mesa As novas e as velhas políticas industriais e de inovação.
No seminário, discutiu-se o significado das novas políticas de desenvolvimento produtivo e de inovação e a transformação produtiva, a inclusão social e a sustentabilidade socioambiental do país.
Hoje, 13 de novembro, é o último dia para se inscrever curso de pós-graduação presencial em Economia e Trabalho da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola DIEESE.
Clique aqui e inscreva-se!
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho promoveu, de 19 a 23 de outubro, a 3ª Semana do Trabalho - Racismo e homotransfobia. Durante os cinco dias, foram programadas atividades que relacionam o preconceito da sociedade e as relações de trabalho. O evento foi realizado no auditório da Escola DIEESE, em São Paulo.
A Semana iniciou com a palestra Racismo no Brasil, ministrada pelo membro do grupo Kilombagem, Deivison Mendes Filho. No dia seguinte, o pesquisador Uvanderson Vitor da Silva e o presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) e também dirigente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), Francisco Carlos Quintino da Silva, debateram sobre O racismo e as relações de trabalho.
Em 21/10, a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade de Campinas (Unicamp), Karla Bessa, e o bacharel em Ciências do Trabalho, Ubirajara de None Caputo, abordaram Homotransfobia e discriminação.
No penúltimo dia, foi exibido o filme São Paulo em hi-fi. O longa documenta o que seria a cultura gay brasileira, mostrando as mudanças que teve com o tempo. A Semana encerrou com a encenação da peça A arca de ébano, que fala das civilizações africanas.
Atividades sindicais e outras
- Em 11/11, o Escritório Regional SC organizou encontro com as Centrais Sindicais e as Federações de Santa Catarina. A reunião teve como objetivo discutir estratégias de negociação para a campanha dos pisos estaduais de 2016 e foi realizada na Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), em Florianópolis.
- Em 10/11, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, fez palestra sobre conjuntura nacional e a luta dos trabalhadores, no Encontro Estadual da Federação dos Sindicatos de Servidores Trabalhadores no Setor Público Municipal de Santa Catarina. A atividade foi realizada em Araranguá, no Sul do estado.
- Em 09/11, a coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, participou da abertura da 2ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda com foco em estratégias de desenvolvimento para São Paulo. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.
- Em 07/11, José Álvaro Cardoso falou sobre conjuntura nacional e negociação coletiva, no Encontro Estadual de Condutores de Veículos. O evento aconteceu em Caldas da Imperatriz, na Grande Florianópolis.
- Em 05/11, José Álvaro fez palestra para a direção estadual da CUT Santa Catarina. A apresentação sobre conjuntura econômica estadual aconteceu na Escola Sul da CUT, em Florianópolis.
- Em 03/11, o supervisor técnico do Escritório Regional SC falou sobre a experiência do combate à miséria no Brasil. A apresentação foi feita para a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios de Florianópolis e Região. A atividade aconteceu na sede da entidade, em Florianópolis.
- Em 03/11, o supervisor técnico do Escritório Regional PR, Sandro Silva, participou de reunião das Centrais Sindicais para debater o posicionamento da bancada dos trabalhadores no grupo de trabalho que discute o reajuste do piso regional do Paraná. O encontro foi realizado na sede da CUT-PR, em Curitiba.
- Em 29/10, a assessora técnica Lilian Arruda Marques acompanhou a Audiência Pública da Comissão especial criada para tratar do financiamento sindical. A atividade aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a participação de representantes das Centrais Sindicais, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
- Em 29/10, Sandro Silva fez duas palestras no XV Seminário preparatório para as negociações coletivas da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). Uma teve como tema O Brasil econômico - Balanço 2015 e perspectivas para 2016. Na outra, fez uma análise das negociações coletivas em 2015. O evento aconteceu em Paranaguá.
- Em 29/10, José Álvaro Cardoso coordenou seminário de planejamento de gestão para a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Tubarão. O evento foi realizado no Sindicato dos Comerciários de Tubarão.
- Em 28/10, José Álvaro participou do debate Terceirização do mercado de trabalho: os dois lados da moeda. A discussão fez parte da Semana Acadêmica de Economia do Centro Acadêmico Livre de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (Saeco-UFSC). O evento foi realizado em Florianópolis e teve como tema a atual conjuntura política e econômica do país.
- Em 28/10, Lilian Arruda Marques participou de Audiência Pública sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 397/2015, que estabelece normas gerais para a negociação coletiva na administração pública. O encontro foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em Brasília. Representantes das Centrais Sindicais e de entidades de servidores públicos federais foram ouvidos na audiência.
- Em 28/10, o supervisor técnico do Escritório Regional AM, Inaldo Seixas, participou do 2º Congresso Internacional de Saúde do Interior e de Fronteiras. A atividade foi promovida pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas, em Manaus.
- Em 27/10, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, falou sobre Desemprego e direitos trabalhistas na mira do ajuste, na XIII Semana de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O debate também contou com a participação dos professores, Cláudio Dedecca, da Universidade de Campinas (Unicamp), e Áquilas Mendes, da PUC-SP. A atividade aconteceu em São Paulo.
- Em 27/10, Clemente participou da 5ª reunião do Conselho de Administração do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. A atividade homenageou a professora Maria da Conceição Tavares, patrona do Centro, e foi realizada no Rio de Janeiro.
- Em 27/10, Sandro Silva do ER-PR participou de reunião do grupo de trabalho do Conselho Estadual do Trabalho do Paraná. O encontro teve como objetivo debater o piso regional do Paraná. O encontro foi realizado na Superintendência de Política de Trabalho e Emprego, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em Curitiba.
- Em 27/10, o supervisor técnico do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, participou do Fórum pró emprego do município de Parobé. A atividade foi realizada no Sindicato dos Sapateiros da cidade e teve como objetivo abordar a questão do desemprego (foto).
- Em 26/10, Ricardo Franzoi falou sobre a conjuntura da luta por reajustes no salário mínimo regional para diretores e representantes da CTB-RS. A atividade aconteceu em Porto Alegre, na sede da Central.
- Em 26/10, Inaldo Seixas do ER-AM participou do debate Conjuntura econômica e os desafios da ação sindical. A atividade contou com a participação de 36 dirigentes sindicais e foi realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, em Manaus.
- Em 23/10, a supervisora do Escritório Regional BA, Ana Georgina Dias, participou do Encontro da juventude do macrossetor da indústria na luta pela promoção da igualdade racial. A atividade foi promovida pelas confederações do ramo químico, metalúrgico, vestuário, alimentação e construção civil da CUT, em Salvador.
- Em 22 e 23/10, a técnica Luciana Pena Morgado, do Programa Saúde, Trabalho e Ação Sindical, participou da XX Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho de Piracicaba (Sempat). O evento foi promovido pela Faculdade Anhanguera e contou com a presença de sindicalistas locais e do Ministério Público do Trabalho. O evento foi realizado em Piracicaba.
- Em 22/10, Lilian Arruda Marques assessorou a coordenação das Centrais Sindicais e entidades de servidores públicos na discussão sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 397/2015, que estabelece normas gerais para a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas. O encontro foi realizado em Brasília e deu origem a um documento com sugestões de alterações de alguns artigos do PLS.
- Em 22/10, o supervisor do Escritório Regional PR, Sandro Silva, participou do seminário Agricultura e Meio Ambiente. O evento foi realizado pelo Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e afins (Sindiseab), em Curitiba.
- Em 22/10, Angela Schwengber, participou do II Seminário Internacional: Novos fluxos de trabalhadores migrantes para o Brasil - Desafios para políticas públicas. O evento foi realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
- Em 21/10, o supervisor técnico do ER-AM falou sobre conjuntura econômica nacional e regional na Plenária da Força Sindical, em Rondônia. A atividade também abordou as questões: crescimento econômico, recessão, inflação e dívida pública.
- Em 20/10, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, falou sobre negociações salariais em conjuntura adversa para o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. A apresentação foi realizada na sede da entidade, na capital paulista.
- Em 20/10, Ana Georgina Dias participou de reunião das lideranças sindicais da Bahia com o secretário de Relações Institucionais do estado. O encontro aconteceu em Salvador.
- Em 19/10, Clemente Ganz Lúcio participou do Diálogo sobre petróleo e desenvolvimento. A atividade foi promovida pela Fundação Friedrich Ebert (FES), em São Paulo. O debate contou com explanações do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, do diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Tadeu Porto, e do professor da Universidade Federal do ABC, Giorgio Romano.
- Em 16/10, o técnico Luiz Fernando Alves Rosa, da Subseção da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, fez palestra sobre conjuntura econômica e política e perspectivas de atuação do movimento sindical. A apresentação fez parte do Encontro Anual da diretoria da entidade e foi realizado em Águas de Lindoia.
- Em 16/10, o supervisor do Escritório Regional SC participou de reunião com a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema-SC). O encontro foi realizado em Florianópolis, em 15 e 16 de outubro.
- Em 15/10, Clemente, o coordenador de educação, Nelson de Chueri Karam, e a diretora adjunta da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Sirlei Márcia de Oliveira, receberam o diretor adjunto do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek. A visita foi realizada em São Paulo.
- Em 15/10, o assessor técnico Ademir Figueiredo falou sobre conjuntura econômica brasileira, no curso de formação sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). A apresentação foi realizada em Maceió.
- Em 15/10, o supervisor técnico do Escritório Regional DF, Max Leno de Almeida, participou do lançamento do relatório Sustentando melhorias no emprego e nos salários no Brasil: uma agenda de competências e empregos, do Banco Mundial. A cerimônia foi realizada em Brasília.
- Em 14/10, José Álvaro Cardoso fez duas palestras no 1º Encontro de Trabalhadores Dirigentes Sindicais de Turismo e Hospitalidade. A primeira foi sobre o Projeto de Lei (PL) 4.330, que altera as regras sobre terceirização no país e a outra sobre as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que alteraram regras de acesso a benefícios como seguro-desemprego e pensão por morte. A atividade foi realizada em Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina.
- Em 13/10, José Silvestre, participou da abertura do 12º Congresso da CUT: Educação, trabalho e democracia - Direito não se reduz, se amplia. O evento aconteceu em São Paulo.
- Em 03 e 04/10, os alunos do curso de graduação da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho assistiram a peça A inocência que eu (não) sei. A apresentação foi produzida pela Companhia de Teatro Heliópolis. A peça apresenta quatro situações diferentes em busca de aprendizagem, mostrando desejos e contradições. A temporada da companhia, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, iniciou em 22 de agosto e foi encerrada em 4 de outubro.
- 04/11 - Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos
- 05/11 - Boletim da Rede Metalúrgicos - Número 2
- 09/11 - Índice do Custo de Vida na cidade de São Paulo
- 11/11 - Nota à Imprensa: R$ 173 bilhões devem ser injetados na economia a título de 13º salário
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.