caso não visualize a mensagem, clique aqui

Em homenagem ao 60º aniversário do DIEESE, quatro cidades do Mato Grosso do Sul realizarão o debate Direitos do trabalho e trabalho como um direito, em outubro, para celebrar a contribuição do DIEESE à classe trabalhadora.
A capital sul mato-grossense, Campo Grande, realizará a atividade em 7 de outubro. Em 15 de outubro, o debate será realizado em Dourados. Em Corumbá, a atividade acontecerá em 22 de outubro. A cidade de Três Lagoas realizará o debate em 29 de outubro.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participará, em 30 de setembro, do seminário Agenda estratégica para o Brasil. O evento ocorrerá no período entre 30 de setembro e 2 de outubro, com o objetivo de comemorar os 51 anos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. Participarão do evento oo presidente do Ipea, Jessé de Souza; os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Nelson Barbosa, o senador Renan Calheiros, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.
Clemente irá compor a primeira mesa do seminário, que abordará Os desafios para o desenvolvimento brasileiro. No mesmo dia, será um dos debatedores do tema Proteção Social. O debate contará com a participação de Tiago Falcão, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Gilson Alceu Bitterncourt, do MPOG, do professor Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), e de André Calixtre, do Ipea.
O coordenador de relações sindicais, José Silvestre, participou, em 16 de setembro, da Plenária Estadual da Força Sindical. O evento foi realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, em Santo André, e contou com a participação de dirigentes sindicais do estado de São Paulo.
Silvestre falou sobre Conjuntura política e economia nacional. No evento, foram discutidos: o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social, instalado pelo governo federal em 3 de setembro; e o Programa de Proteção ao Emprego (PPE).
XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho
A coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, a supervisora dos Observatórios do Trabalho, Patrícia Laczynski, e os técnicos Ana Maria Belavenuto, dos Observatórios do Trabalho, Tiago Oliveira, do Escritório Regional DF, Juliano Sander Musse, da Subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), e Joana Biava, dos Observatórios do Trabalho, participaram do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). O evento foi realizado, de 15 a 18 de setembro, em Campinas.
No segundo dia do Encontro, Tiago Oliveira participou da mesa Mercado de trabalho e padrão de desenvolvimento: interpretações. Em 17 de junho, Juliano Sander Musse debateu sobre Reforma Branca da Seguridade Social? Direitos trabalhistas e previdenciários em risco. Na tarde do mesmo dia, Angela Schwengber e Patrícia Laczynski participaram do fórum O Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e a Rede Nacional de Observatórios do Trabalho: articulando a produção coletiva de conhecimento sobre o trabalho e as políticas públicas do Trabalho. Em 18 de setembro, Ana Maria Belavenuto participa de discussão sobre Evolução recente e perspectivas para o mercado de trabalho e o desemprego no Brasil.
O técnico Reginaldo Muniz, da Saúde, participou, de 16 a 18 de setembro, de reunião com secretários da saúde da Região do Juruá, no Acre. O encontro deu início ao processo de execução da Carta Acordo do DIEESE com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para o desenvolvimento de subsídios para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) no Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A reunião foi realizado na Secretaria de Saúde do Acre, em Rio Branco.
O DIEESE, por meio de convênio firmado com o Ministério da Saúde (MS), realizou, de 31 de agosto a 4 de setembro, o curso Gestão do trabalho e negociação coletiva na saúde, em Boa Vista, Roraima. A atividade faz parte das estratégias de democratização e de desprecarização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), do MS, e da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS).
O curso contou com a participação de representantes dos trabalhadores e gestores das Mesas de Negociação Permanente de Roraima e de Boa Vista. Os técnicos da Saúde Cláudia Rejane Lima e Yonaré Flávio de Melo Barros coordenaram a atividade. A técnica Adisley Karine Machado, de Roraima, apresentou o DIEESE aos participantes.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou, em 11 de setembro, do XXI Congresso Brasileiro de Economia (CBE), em Curitiba. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) desde 1968, sempre nos anos ímpares. A conferência reuniu, de 9 a 11 de setembro, profissionais da área, empresários, autoridades, estudantes de economia e representantes dos principais segmentos da sociedade para debater temas relacionados ao desenvolvimento do país.
Clemente fez palestra sobre Políticas públicas e impactos na distribuição de renda. A apresentação contou com a participação do debatedor Cid Cordeiro, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e do moderador Celso Bernardo, do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR).
Os técnicos Adhemar Mineiro, da Subseção da CUT-RJ, e Júnior Dias, da Subseção Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), participaram, em 10 e 11 de setembro, da oficina da Cadeia Industrial da Carne. A atividade foi organizada pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Institute for Agriculture and Trade Policy (IATP), Heinrich Boll Stiftung Brasil e Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), no Rio de Janeiro.
A proposta do evento foi compartilhar ideias e estratégias sobre o enfrentamento do complexo industrial global da carne e de alimentos.
Participaram representantes de entidades sindicais e de instituições de países da União Europeia e da América do Sul.
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho realiza hoje, 18 de setembro, às 17 horas, a cerimônia de colação de grau da primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho.
A solenidade contará com a participação de representantes das Centrais Sindicais e do governo. A atividade acontecerá no auditório da Escola DIEESE, em São Paulo.
Atividades sindicais e outras
- Em 18/08, o assessor técnico, Carlindo Rodrigues de Oliveira, fala sobre a importância do sindicalismo na política brasileira para delegação de deputados e ministros paraguaios. A atividade é realizada em São Paulo.
- Em 18/09, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, participa de reunião da Mesa de Diálogo Tripartite para discutir a melhoria nas condições de trabalho no setor de teleatendimento. O encontro é realizado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
- Em 18/09, o técnico Thomaz Ferreira Jensen, da Subseção dos Químicos do ABC, participa de atividades relacionadas ao fortalecimento e à competitividade da indústria química. Durante o período da manhã, comparece ao lançamento da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, na Assembleia Legislativa Estadual, em São Paulo. No período da tarde, acompanha visita ao Polo Petroquímico de Capuava, no ABC Paulista, do presidente da Frente Parlamentar Mista da Indústria Química no Congresso Nacional, deputado Paulo Pimenta. Após a visitação, irá assessorar reunião do Grupo de Trabalho Químico do ABC, no Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André.
- Em 17/09, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, fez palestra sobre conjuntura e negociações coletivas para o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Florianópolis e Região. A atividade foi realizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis.
- Em 16/09, José Silvestre participou da cerimônia de posse da nova direção da CUT São Paulo. O evento aconteceu na sede nacional da Central, em São Paulo.
- Em 16/09, o supervisor técnico do Escritório Regional RS, Ricardo Franzoi, reuniu-se com as Centrais Sindicais para tratar do piso regional 2016. Os participantes discutiram a conjuntura atual do Rio Grande do Sul e decidiram atualizar os dados que dimensionam a importância do piso regional. O encontro aconteceu em Porto Alegre (foto).
- Em 15 e 16/09, o supervisor técnico do Escritório Regional MG, Fernando Ferreira Duarte, e o técnico Anacleto dos Santos, da Subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM-Força Sindical), falaram sobre Conjuntura do Ramo Metalúrgico, no Seminário de Formação e Qualificação de Dirigentes Sindicais da CNTM. A atividade foi realizada em Belo Horizonte.
- Em 14/09, o técnico Igor Pinheiro, da Subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, apresentou o livro As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical. A publicação foi produzida pelo DIEESE e pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e traz diagnósticos dos segmentos aeroespacial e de defesa, automotivo, de bens de capital mecânico, eletroeletrônico, da indústria da construção naval e da siderurgia e metalúrgica básica. A divulgação do livro reuniu 26 dirigentes, em Taubaté.
- Em 14/09, José Álvaro Cardoso reuniu-se com a direção do Sindicatos dos Trabalhadores de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Sintaema). O encontro teve como objetivo debater a conjuntura nacional. A reunião aconteceu na sede da entidade, em Florianópolis.
- Em 11/09, a assessora técnica Lilian Arruda Marques falou sobre os trabalhos realizados na Câmara Bipartite Governo - Servidores Públicos e participou de debate sobre o tema, no 2º Encontro dos Servidores Públicos da CTB. O evento reuniu servidores municipais, estaduais e federais em Brasília.
- De 06 a 09/09, o técnico Reginaldo Muniz, da Saúde, participou da Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. O evento foi realizado em Recife e definiu os membros da Comissão Nacional de Relatoria da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2016. Reginaldo representará o DIEESE na Comissão.
Nota de falecimento
Com muita tristeza, o DIEESE registra aqui uma grande perda para a instituição e o movimento sindical. Faleceu nesta semana o técnico Roberto Sugiyama, o Japa.
Ele lutava contra problemas de saúde há vários anos, mas, ainda assim, nunca parou de atuar no DIEESE, trabalhando na assessoria a várias entidades sindicais, presente em diversas mesas de negociação e atividades.
Ele estava internado há cinco dias e faleceu na madrugada do dia 15, com um quadro agudo de pneumonia.
Japa era formado em administração e trabalhava no DIEESE desde 1989.
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina-CUT) fez uma bela homenagem ao Japa, que reproduzimos aqui.
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.