caso não visualize a mensagem, clique aqui

Na próxima quarta-feira, 2 de abril, o DIEESE vai apresentar e debater o Balanço das negociações dos reajustes de 2013. O documento tem sido um importante instrumento para subsidiar os dirigentes sindicais nas campanhas salariais.
Os resultados serão apresentados no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, localizado na rua Aurora, 957, no Centro de São Paulo, a partir das 9h30.
Presenças devem ser confirmadas pelo e-mail relacionamento@dieese.org.br ou pelo telefone 0800 77 33 117.
Divulgação de estudo especial sobre as mulheres
O DIEESE divulgou, em 25 de março, o estudo especial Mulheres e homens em grupos ocupacionais homogêneos: elas tendem a ganhar menos! O evento, realizado no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, contou com a presença de representantes das Centrais Sindicais: Alexandra Fernandes do Amaral, da CUT; Letícia Pinho da Silva, representando a CSP-Conlutas; Márcia Regina Viotto, da CTB; Maria Auxiliadora dos Santos, da Força Sindical; e Maria Pimentel, da CGTB.
A segunda oficina de Diálogo Social para mapeamento de necessidades e demandas de Educação Profissional foi realizada em 19 e 20 de março, no Território de Identidade Baixo Sul, em Valença, na Bahia. A atividade faz parte do projeto Subsídios para o Fortalecimento, Consolidação e Promoção da Qualidade da Educação Profissional da Bahia, desenvolvido pelo DIEESE em parceria com a Superintendência de Educação Profissional da Bahia (Suprof). O encontro reuniu representantes da comunidade escolar (gestores, professores, alunos e familiares) e do mundo do trabalho (órgãos públicos, empresários, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais).
O projeto prevê a realização de 10 oficinas de Diálogo Social com atores sociais de nove Territórios de Identidade da Bahia. A terceira oficina está sendo realizada no Território de Identidade de Piomente do Paraguaçú, na cidade de Itaberaba, em 27 e 28 de março.
O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, participou da Oficina de Trabalho - Programa Seguro-Desemprego. O evento discutiu a intermediação de mão de obra, os programas do seguro-desemprego e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O encontro, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo (Sectti), por meio da Subsecretaria do Trabalho (Subtrab), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi realizado em Vitória, no Espírito Santo, de 25 a 27 de março.
No primeiro dia, Clemente participou da abertura e da discussão sobre Panorama do Mercado de Trabalho e as Políticas de Emprego. Na ocasião, falou sobre aspectos do mercado de trabalho e comportamento do trabalhador. Silvani Alves Pereira, secretário de Políticas Públicas, também participou da atividade, abordando o cenário atual das políticas públicas de emprego do MTE.
O encontro contou com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias, o gerente Nacional de Benefícios Sociais da Caixa Econômica Federal, representando a Superintendência Nacional de Benefícios Sociais (Subes), Ricardo Masahiro Endo, e representantes das Superintendências Regionais do Ministério do Trabalho e Emprego e do Sistema Nacional de Emprego, da Coordenação do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e de Identificação Profissional.
Matriz de indicadores
Em 7 de março, os supervisores técnicos Fernando Adura, do Núcleo de Produção de Informação (NPI), Ricardo Franzoi, do Escritório Regional do RS, e Patrícia Laczynski, dos Observatórios do Trabalho, e as técnicas Adriana Jungbluth e Anelise Manganelli apresentaram a Matriz de Indicadores proposta para o Sistema de Informações Geográficas para a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Na reunião, realizada em Porto Alegre, foi explicado que, com a sistematização, será possível conhecer e monitorar as atividades econômicas e o trabalho nos 20 arranjos produtivos locais apoiados pela política pública estadual do Rio Grande do Sul.
A matriz apresentada conta com 30 bases diferentes, 75 indicadores e mais de 140 variáveis. A proposta faz parte do plano de atividades do projeto Elaboração de Instrumentos de Monitoramento e Análise para a Gestão da Política de Arranjos Positivos Locais do Rio Grande do Sul, parceria do DIEESE com a AGDI.
O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas lançará, em 2 de abril, o projeto IES-Brasil - Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) - 2030/2050. O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, membro do Comitê de Elaboração de Cenários (CEC), participará do evento, a ser realizado no Rio de Janeiro.
O projeto IES-Brasil, que já conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, busca alinhar objetivos socioeconômicos e ambientais; elabora cenários econômicos para os períodos 2020-2030 e 2030-2050, considerando trajetórias avaliadas como pertinentes pelos setores mobilizados; trabalha na identificação de políticas de mitigação que revelem melhores impactos econômicos e sociais.
Após o lançamento do projeto, serão realizados outros três encontros, pré-agendados para 4 de junho, 20 de agosto e 29 de outubro. No período entre as reuniões, os membros do CEC trabalharão colaborativamente por meio de uma plataforma virtual, com o objetivo de estabelecer temas a serem discutidos nos encontros.
O DIEESE, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Secretaria da Mulher de Caruaru, a Secretaria da Mulher de Toritama, a Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe e instituições de ensino superior e técnico apresentaram o balanço do plano de ação Diálogo Social - Mulheres costurando direitos, desenvolvido por meio do piloto Confecções. O trabalho é parte do projeto Redução da Informalidade por meio do Diálogo Social.
Desde outubro de 2013, a iniciativa promoveu diversas atividades: três seminários sobre o desafio das mulheres na construção de polos de confecção; formalização de parceria com instituições de ensino; quatro oficinas de formação e três de sensibilização sobre direitos previdenciários; curso sobre educação previdenciária; e pesquisa de campo com 88 costureiras.
Palestra com Antonio Prado reuniu 35 participantes
Em 25 de março, Antonio Prado, secretário Executivo Adjunto da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), fez palestra sobre problemas estruturais e conjuntura na América Latina. Cerca de 35 pessoas participaram da conferência organizada pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.
- Em 07/04, o Escritório Regional do DIEESE de Santa Catarina realizará um debate sobre conjuntura, negociação coletiva e redução da jornada de trabalho. O evento será na sede da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, das 10h às 13h. Mais informações e inscrições pelo e-mail crisgoncaçves@dieese.org.br ou pelo telefone 48 3228-1621.
- Em 2 e 3 de abril, o coordenador de Atendimento Técnico Sindical do DIEESE, Airton Santos, participará de uma mesa-redonda sobre perspectivas para a economia brasileira e o cenário trabalhista, no 8º Encontro de Relações Trabalhistas e Negociações Sindicais. O evento será realizado em São Paulo.
- Em 24/03, o supervisor técnico do Escritório Regional de SC, José Álvaro Cardoso, fez palestra sobre os indicadores do comércio para os sindicatos da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Facesc) que têm data-base em maio. A apresentação foi realizada na sede da Facesc, em Santa Catarina.
- 25/03 - Mulheres e homens em grupos ocupacionais homogêneos: elas tendem a ganhar menos!
- 26/03 - Pesquisa de Empego e Desemprego
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.