caso não visualize a mensagem, clique aqui

Trabalho decente na Copa do Mundo 2014
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promoverá, em 5 de fevereiro, a oficina Promoção do Trabalho Decente nos grandes eventos: Copa do Mundo 2014 . O evento será realizado no auditório da Casa do Comércio, em Salvador (BA). A supervisora do Escritório Regional da Bahia, Ana Georgina da Silva Dias, e o técnico Gustavo Palmeira, vão participar das atividades.
O coordenador de Atendimento Técnico Sindical, Airton Santos, representará o DIEESE na reunião Perspectivas para o Desenvolvimento da Região Sudeste . O encontro, promovido pelo Comitê de Arranjos Produtivos, Inovação, Desenvolvimento Local, Regional e Socioambiental, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será realizado em 10 e 11 de fevereiro, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reunirá especialistas com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento da região e políticas implementadas pelo BNDES.
Começam hoje, 3 de fevereiro, as aulas da 3ª turma do curso de Bacharelado em Ciências do Trabalho da Escola DIEESE. Os novos alunos serão recepcionados pelo diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, pelo coordenador de educação, Nelson de Chueri Karam, e pela diretora adjunta, Sirlei Márcia de Oliveira.
As aulas dos veteranos também retornam nesta segunda-feira. A primeira turma do curso conta com 29 alunos; a segunda com 15; e a terceira iniciará com 25.
A Escola DIEESE realizará, em 17 de fevereiro, conferência com o presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Roberto Santiago. A palestra do deputado federal, sobre a agenda do trabalho, terá início às 9h30.
Para participar, basta enviar um e-mail para nilza@dieese.org.br ou telefonar para 11 3821-2150.
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em conjunto com o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, reuniu, em 31 de janeiro, especialistas para debater o ritmo de crescimento da economia brasileira. O evento debateu abordagens alternativas sobre o aumento da produtividade no Brasil, a compatibilidade com o desenvolvimento inclusivo e a diversificação da estrutura produtiva do país.
O secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Elias, o presidente do CGEE, Mariano Leplane, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, o coordenador de Atendimento Técnico Sindical, Airton Santos, e representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), da Fundação Perseu Abramo, da Comissão Econômica para América Latina e Caribe Cepal), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participaram do encontro. O evento foi realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ).
Em 29 de janeiro, ocorreu a Reunião da Comissão Tripartite de Acompanhamento e Avaliação da Desoneração da Folha de Pagamentos (CTDF). O evento, realizado no Ministério da Fazenda, em Brasília (DF), fez um balanço sobre as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2013.
O encontro contou com a participação do coordenador técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, do assessor da Direção Técnica, Antônio Ibarra, de representantes das Centrais Sindicais e do governo.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Previdência Social (MPS) lançaram, em 29 de janeiro, o livro Melhores aposentadorias, melhores trabalhos: em direção à cobertura universal na América Latina e Caribe . Durante o evento, realizado no auditório do MPS, em Brasília (DF), foram apresentadas e debatidas políticas públicas recentes de inclusão social no País.
O programa Redução da Informalidade por meio do Diálogo Social e os avanços alcançados até o momento foram apresentados por Rosane Maia, coordenadora geral do programa. Leonardo Rolim Guimarães, do MPS, falou sobre as políticas recentes de inclusão social. A visão dos empregadores sobre as políticas de inclusão social no Brasil foi apresentada por Márcio Guerra Amorim, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O projeto Estratégias para redução da informalidade no emprego doméstico, serviços de alimentação - bares e restaurantes - e na construção civil incorporou mais um piloto. O projeto, que teve início em abril de 2013, a partir de parceria entre o Ministério da Previdência Social (MPS) e o DIEESE, agora contará com um piloto para o setor de Comércio de São Paulo. A iniciativa foi firmada após assinatura de um termo aditivo, que contempla o projeto e prorroga a parceria por mais dois meses.
Atualmente, são desenvolvidas atividades para os setores do Emprego Doméstico, em Brasília (DF), da Construção Civil, em Salvador (BA), e dos Serviços de Alimentação - Bares e Restaurantes, em Natal (RN). O projeto, coordenado por Rosane Maia, tem por objetivo criar espaços de diálogo que possibilite o aprofundamento do conhecimento sobre os principais desafios enfrentados por trabalhadores, empregadores e governo, visando a construção de uma proposta em conjunto.
As Centrais Sindicais CUT, CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT e o DIEESE reuniram-se, em 27 de janeiro, na sede da UGT, em São Paulo (SP), para construir a Agenda dos Trabalhadores 2014 . O diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, a coordenadora Executiva, Patrícia Pelatieri, e o técnico da subseção da Força Sindical, Altair Garcia, participaram do evento.
O trabalho forçado foi tema de reunião do DIEESE com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 24 de janeiro, no Escritório Nacional do Departamento, em São Paulo (SP). Participaram do encontro a coordenadora Executiva do DIEESE, Patrícia Pelatieri, a coordenadora de Estudos e Desenvolvimento, Angela Maria Schwengber, a supervisora de Pesquisas Sindicais, Vera Lúcia Mattar Gebrim, o supervisor técnico do Núcleo de Produção de Informação, Fernando Adura Martins, e a técnica Ana Yara Paulino
Representantes do Ministério das Cidades e do DIEESE reuniram-se, em 22 de janeiro. O encontro, realizado no Escritório Nacional do DIEESE, em São Paulo (SP), teve por objetivo estabelecer cooperação para a realização de pesquisa sobre o impacto do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal.
Patrícia Pelatieri, coordenadora Executiva, Angela Maria Schwengber, coordenadora de Estudos e Desenvolvimento, Vera Lúcia Mattar Gebrim, supervisora técnica de Pesquisas Sindicais, Fernando Junqueira, supervisor técnico da Secretaria de Projetos, e Sandra Inês Fae, técnica da Secretaria de Projetos, participaram da reunião.
- De 21 a 26 de janeiro, o supervisor técnico do Escritório Regional do Rio Grande do Sul (RS), Ricardo Franzoi, e a coordenadora geral do programa Redução da Informalidade por meio do Diálogo Social, Rosane Maia, participaram do Fórum Social Temático - crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental, em Porto Alegre (RS).
- - Em 18/01, o coordenador de Atendimento Técnico Sindical do DIEESE, Airton Santos, palestrou sobre campanha salarial no VII Encontro Nacional dos Técnicos e Auxiliares da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). O evento, realizado em 18 e 19 de janeiro, em Nova Almeida (ES), reuniu cerca de 100 dirigentes sindicais de sindicatos de trabalhadores do ensino privado.
- 29/01 - PED 2013
- 29/01 - PED dezembro de 2013
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.