caso não visualize a mensagem, clique aqui

Escolhida a logo dos 60 anos do DIEESE
A logomarca comemorativa dos 60 anos do DIEESE foi finalmente selecionada, depois de um processo que envolveu toda a direção sindical do DIEESE, com votação presencial e pela internet. A proposta vencedora foi elaborada por Vanderlei Tavares, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes (imagem).
A logo passará a ser oficialmente utilizada após reunião da Direção Nacional do DIEESE, agendada para 2 e 3 de dezembro, em São Paulo. Estará impressa em todos os materiais da instituição alusivos ao aniversário.
A segunda proposta mais bem votada foi enviada por Renato Pires e Tatiane Cucco, do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
O DIEESE parabeniza o idealizador da proposta vencedora e agradece a todos os participantes pelo excelente trabalho realizado, que dificultou a escolha, e pelo envio dos logos.
Os técnicos Daniel Ferrer de Almeida, da Subseção da Secretaria Nacional dos Setores Químicos da Força Sindical, Rosangela Vieira dos Santos, da Subseção da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ), e da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico (Fetquim) da CUT, Thomaz Ferreira Jensen, da Subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, e Victor Pagani, da Subseção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Química e Plástica de São Paulo, participaram, de 5 a 7 de novembro, do Encontro Regional de Redes Químicas.
No evento, dirigentes sindicais e trabalhadores das empresas Bayer, Lanxess, Owens Illinois e Saint Gobain debateram estratégias e desafios do movimento sindical diante do crescente poder econômico e político das empresas transnacionais. A atividade ressaltou a importância da ampliação e do fortalecimento das redes sindicais de trabalhadores. Os participantes também discutiram sobre terceirização, sustentabilidade, saúde e segurança do trabalhador, trabalho à distância, assédio moral, escalonamento de reajuste salarial, participação dos trabalhadores na gestão da empresa com maior espaço no diálogo social e acordo nacional. A atividade ressaltou a importância da ampliação e do fortalecimento das redes sindicais de trabalhadores.
O encontro foi promovido pela Fundação Friedrich Ebert, pelo Sindicato Global IndustriALL e pelo Solidarity Center, com o apoio da CNQ-CUT, da Fetquim-CUT, e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) e da Força Química, em São Paulo.
O DIEESE faz parte da Rede de Pesquisa Formação e Mercado de Trabalho, coordenada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea). A iniciativa pretende promover o intercâmbio técnico-científico e a produção de dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego, em especial no âmbito do Plano Brasil Maior. Estão no grupo várias outras organizações, como instituições de pesquisa, órgãos de governo e integrantes do setor privado com interesse e experiência na investigação das necessidades do país em relação a recursos humanos qualificados.
O técnico Eduardo Schneider representa o Departamento na linha de pesquisa denominada Economia do Trabalho.
Confira os Relatórios da Rede:
- Vol. 1: Tendências e aspectos demográficos do mercado de trabalho
- Vol. 2: Qualificação profissional: Demandas e estratégias das firmas
- Vol. 3: Educação Profissional e Tecnológica
- Vol. 4: Formação de profissionais das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
O técnico da Subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Júnior César Dias, participará, em 24 e 25 de novembro, do Fórum Internacional Emprego Informal e Precário - causas, consequências e possíveis soluções. O evento tem como objetivo auxiliar na elaboração de políticas públicas de combate ao emprego informal e precário, por meio da troca de experiências.
O Fórum será dividido em cinco mesas de debates: Diagnóstico da informalidade e a precariedade laboral no mundo atual; Consequências econômicas e sociais para o México; Experiências nacionais de formalização do emprego; Experiências locais; e Estratégias para o México - formalização ou somente inclusão?
A atividade é promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela Fundação Friedrich Ebert, pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, da Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), pela Secretaria de Trabalho e de Fomento ao Emprego do Governo da Cidade do México, pelo Programa Universitário de Estudos do Desenvolvimento, da Universidade Nacional Autônoma do México, e pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho obteve conceito 4, de uma escala de 1 a 5, na avaliação realizada pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Comissão esteve na Escola DIEESE entre 5 e 8 de novembro para examinar a estrutura física, analisar a aplicação do projeto pedagógico, o corpo docente, as ações da instituição com os alunos, a sociedade, a autoavaliação etc., visando ao reconhecimento do Bacharelado. Com o conceito, nos próximos meses, o Conselho Nacional de Educação homologará oficialmente o reconhecimento do curso.
Especialização Lato Sensu - A partir do reconhecimento do Bacharelado, a Escola DIEESE finaliza os trabalhos para iniciar, já em março de 2015, um curso de especialização/pós-graduação lato sensu em Economia do Trabalho, a ser realizado em São Paulo, presencialmente. Mais detalhes serão divulgados em breve.
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho promoverá, em 1° de dezembro, conferência com o professor Baptiste Giraud, do Laboratório de Economia e Sociologia do Trabalho da Universidade Aix Marseille, da França. A palestra terá como tema Greves na França: um estudo sobre sociologia das mobilizações coletivas.
A conferência será em francês e contará com tradução simultânea. Como o número de vagas no auditório é limitada, os interessados devem confirmar presença pelo e-mail eventosescola@dieese.org.br ou pelo telefone 11 3821-2150.
Observatório dos APLs do Rio Grande do Sul
A supervisora dos Observatórios do Trabalho, Patrícia Laczynski, e os técnicos do Observatório dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Rio Grande do Sul, Anelise Manganelli e Fernando Duca, realizaram treinamento de técnicos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação (AGDI). A atividade teve como objetivo capacitar a equipe da ADGI para utilizar as ferramentas desenvolvidas pelo DIEESE e apresentar os resultados das pesquisas de percepção individual e coletiva aplicadas nos APLs.
Observatório dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Rio Grande do Sul - O Observatório é uma parceria do DIEESE com a AGDI. A iniciativa foi lançada em 18 de setembro e disponibiliza, na internet, uma base de dados sobre os APLs do estado. A partir das informações coletadas, pretende-se analisar mais precisamente o desempenho dos arranjos e auxiliar na definição de ações que melhorem o desenvolvimento dos APLs.
Reunião das comissões da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
De 11 a 13 de novembro, os técnicos do Programa de Trabalho e Saúde do DIEESE, Cláudia Rejane de Lima e Reginaldo Muniz participaram da reunião das Comissões de Organização, Formulação e Relatoria, Mobilização e Comunicação da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro foi realizado em Brasília e teve como objetivo definir os aspectos finais da organização da quarta edição da conferência.
O DIEESE faz parte da Comissão de Formulação e Relatoria. Na reunião, a dupla foi escolhida para compor a Relatoria Geral da Conferência, que será realizada de 15 a 18 de dezembro.
- Em 05/11, os técnicos Daniel Ferrer de Almeida, da Subseção da Secretaria Nacional dos Setores Químicos da Força Sindical, Gustavo Cavarzan, da Subseção do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Gustavo Teixeira, da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU-CUT), e Cloviomar Cararine, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), participaram do seminário Programa de Participação dos Empregados nos Lucros e Resultados. A atividade foi promovida pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento.
- Em 07/11, as técnicas de Pesquisas Sindicais Ana Clara Bellan e Laura Benevides participaram do Encontro Estadual da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP. Na ocasião, Ana Clara apresentou os resultados da pesquisa sobre as políticas de combate ao racismo nas entidades de base. A análise foi realizada pelo DIEESE junto aos diretores nacionais e estaduais da CUT.
- Em 12/11, o supervisor técnico do Escritório Regional SC, José Álvaro Cardoso, coordenou a reunião preparatória da campanha salarial dos servidores municipais de Rio do Sul. A atividade contou com a participação de membros da direção e da comissão de negociação do sindicato.
- Em 13/11, o supervisor técnico do Escritório Regional DF, Max Leno de Almeida, participou da Assembleia Geral Extraordinária Estatuinte do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Na ocasião, Max Leno fez uma apresentação sobre o DIEESE e os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento.
- Em 14/11, a coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, representou o DIEESE na 93ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), em Salvador. Na ocasião, foi realizado um ato solene em comemoração aos 25 anos do Fonset.
- Em 15/11, José Álvaro Cardoso fez palestra sobre cenários da economia para 2015. A apresentação foi feita para uma assembleia de trabalhadores da empresa Duque, no Sindicato dos Mecânicos de Joinville.
- Em 17/11, Cardoso fez palestra sobre Cenários conjunturais para 2015 para delegados da base do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região. O debate foi promovido na sede da entidade, na capital catarinente.
- Em 18/11, o Escritório Regional SC realizou a Assembleia dos Sócios do DIEESE. Na reunião, os participantes discutiram a pauta e definiram estratégias para negociação dos pisos salariais estaduais.
- Em 19/11, o coordenador do Escritório Regional SC coordenou seminário sobre Campanha salarial e técnicas de negociação para a comissão de negociação do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio do Sul e Região. A atividade foi realizada na sede da entidade, em Rio do Sul.
- 14/11 - Nota Técnica 142 - Aspectos gerais do Projeto de Lei Orçamentária Anual da União (PLOA 2015)
- 18/11 - Os negros no mercardo de trabalho
Neste boletim poderão ser encontradas notas sobre atividades realizadas e as programadas, calendário de divulgações, resumos de pesquisas e estudos produzidos etc.
Sugestões, críticas ou dúvidas, escreva para imprensa@dieese.org.br.
Se não quiser mais receber o DIEESE Comunica, clique aqui.