TERMOS TÉCNICOS UTILIZADOS

CONDIÇÃO DE ATIVIDADE - Refere-se à situação de um segmento da população, para definir se é ou não economicamente ativa.

DESEMPREGADOS - São as pessoas que se encontram em uma das seguintes situações: desemprego aberto, desemprego oculto pelo trabalho precário ou desemprego oculto pelo desalento e outros.

DESEMPREGO ABERTO - Situação das pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho nos sete últimos dias.

DESEMPREGO OCULTO PELO DESALENTO - Situação das pessoas que não possuem trabalho e nem procuram nos últimos 30 dias, por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva nos últimos 12 meses.

DESEMPREGO OCULTO PELO TRABALHO PRECÁRIO - Situação das pessoas que realizam, de forma irregular, algum trabalho remunerado ou das pessoas que realizam trabalho não remunerado em ajuda a negócios de parentes e que procuraram trabalho nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou que, não tendo procurado neste período, o fizeram até 12 meses atrás.

ÍNDICE (ou NÚMERO ÍNDICE) - É uma técnica de redução de valores expressos em diferentes medidas a valores homogêneos, no sentido de permitir sua comparação no tempo. É um valor relativo, um número adimensional, que convencionalmente tem uma base de valor igual a "100", que varia no tempo na mesma proporção das grandezas originais.

JORNADA LEGAL DE TRABALHO - Duração normal do trabalho, definida pelo Art. 7º inciso XIII da Constituição brasileira, como "não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho".

JORNADA DE TRABALHO - Tempo médio de trabalho semanal, incluindo as horas normais e extras.

MÉDIAS ANUAIS - Média dos valores apresentados por uma grandeza ao longo do ano. Por exemplo, para valores mensais, a média anual será dada pela divisão por 12 da soma dos valores mensais da grandeza.

PEA - POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA - É a parcela da população em idade ativa que está ocupada ou desempregada.

PERÍODO DE REFERÊNCIA - Período considerado como referência para captação dos indicadores.

PNEA - POPULAÇÃO NÃO ECONOMICAMENTE ATIVA - É a parcela da população que não se encontra ocupada e nem está a procura de um trabalho.

POPULAÇÃO OCUPADA/OCUPADOS - Definição utilizada pelo IBGE: São as pessoas que têm algum trabalho remunerado ou não. Incluem-se as pessoas que possuem trabalho, mas não estavam trabalhando por motivo de doença, férias, greves etc. Definição utilizada pelo DIESSE: São os indivíduos que possuem trabalho remunerado exercido regularmente; possuem trabalho não remunerado em ajuda a negócios de parentes, ou remunerado em espécie ou benefício, sem procura de trabalho; não se incluem as pessoas que de forma bastante excepcional fizeram algum tipo de trabalho.

TEMPO DE PROCURA DE TRABALHO - Período de procura efetiva por um posto no mercado de trabalho.