Pelo segundo ano, o DIEESE, por meio de convênio estabelecido com o Ministério do Trabalho e Emprego, publica o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. A exemplo do que ocorreu em 2008, esta publicação reúne um conjunto de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda, estruturados num conjunto de cinco livros.

O livro I, "Mercado de Trabalho", tem por objetivo apresentar uma seleção de indicadores sobre
ocupação, desemprego, características da força de trabalho e rendimentos, no ano de 2008. Além de os dados disponíveis atualizarem as informações da edição anterior, são apresentados novos e importantes indicadores para a análise do mercado de trabalho nas Unidades da Federação. Os impactos da crise econômica internacional no mercado de trabalho não podem ser observados em toda sua extensão devido aos períodos de referência dos indicadores apresentados antecederem à chegada da crise ao país.

Este livro compõe-se de três capítulos. O primeiro deles apresenta aspectos gerais do mercado de trabalho nacional, com ênfase na composição da força de trabalho, e está baseado na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2008. O capítulo seguinte trata dos indicadores metropolitanos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), evidenciando características da inserção ocupacional dos trabalhadores e recortes das taxas de desemprego por tipo, sexo, cor, faixa etária e experiência anterior de trabalho. O capítulo terceiro, e último, destaca o emprego formal nas suas principais dimensões, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O DIEESE e o MTE esperam que esta publicação seja um instrumento importante de consulta realizada pelos trabalhadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, subsidiando a ação dos diferentes atores sociais.

A Diretoria