Glossário

ARRIMO (DE FAMÍLIA) - Pessoa que fornece a uma família os meios de subsistência.

COLOCADOS - trabalhadores que conseguiram uma colocação no mercado de trabalho formal por intermédio do Sine, ou seja, é o resultado positivo do processo de intermediação de mão-de-obra executado.

DESEMPREGADOS - São as pessoas que se encontram em uma das seguintes situações: desemprego aberto, desemprego oculto pelo trabalho precário ou desemprego oculto pelo desalento e outros.

DESEMPREGO - Situação das pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum trabalho nos sete últimos dias.

ENCAMINHADOS - todos os trabalhadores selecionados de acordo com o perfil das vagas existentes no mercado de trabalho, oriundos das inscrições realizadas pelo Sine e que são encaminhados ao mercado de trabalho formal.

INSCRITOS - todos os trabalhadores que buscam o Sine à procura das ações que compõem o Programa do Seguro-Desemprego.

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA - é o ato de realizar cruzamento da necessidade de preenchimento de um posto de trabalho com a de um trabalhador que procura por uma colocação no mercado de trabalho.

PEA - POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA - É a parcela da população em idade ativa que está ocupada ou desempregada.

POPULAÇÃO VULNERÁVEL (PÚBLICO PRIORITÁRIO) - Parcela da população que encontra mais dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

QUILOMBOLAS - São grupos de negros que vivem predominantemente em áreas rurais (atualmente, alguns estão mais próximos das áreas urbanas). Essas comunidades têm uma história de luta pela liberdade, desde que seus antepassados foram trazidos da África como escravos, e hoje lutam por um pedaço de terra onde possam viver de acordo com suas tradições.

REQUERENTE DO SEGURO-DESEMPREGO - Trabalhador que, ao ser dispensado sem justa causa, preenche o formulário próprio “Requerimento do Seguro-Desemprego” para solicitação do benefício.

 VAGAS - todo posto de trabalho oferecido ao Sine pelo mercado de trabalho.