Apresentação

A reconhecida experiência do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na elaboração de anuários estatísticos sobre o mundo do trabalho, aliada a mais uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), faz chegar ao público o Anuário Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, reunindo um conjunto relevante de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda. A obra inteira está estruturada em cinco livros, abordando indicadores dos seguintes temas: Mercado de Trabalho (Livro I), Intermediação de Mão-de-Obra (Livro II), Seguro-Desemprego (Livro III), Qualificação Social e Profissional (Livro IV) e Economia Solidária, Proger e Juventude (Livro V).

Este livro apresenta uma seleção de indicadores sobre qualificação social e profissional. Desde 2006, a parceria entre o DIEESE e o MTE tem produzido o Anuário da Qualificação Social e Profissional, com informações sobre mercado de trabalho, nível educacional da população total e economicamente ativa, estrutura educacional existente, indicadores internacionais e indicadores dos três níveis de educação profissional: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional de Nível Técnico e Educação Profissional de Nível Tecnológico. Agora, em 2008, a qualificação social e profissional passa a ser analisada como 1parte do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e os indicadores selecionados para essa publicação, portanto, objetivam mostrar essa relação com as demais políticas.

O presente volume do anuário compõe-se de três capítulos. O primeiro capítulo, sob o título Características educacionais da população tem como finalidade caracterizar o perfil educacional da população total e da estrutura da educação básica no Brasil. O capítulo seguinte, Características educacionais da População Economicamente Ativa apresenta informações específicas para a população que está no mercado de trabalho. No terceiro e último capítulo, são apresentadas informações sobre o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), o principal instrumento do governo federal para promover a qualificação no âmbito do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

Finalmente, o DIEESE e o MTE esperam que esta publicação seja um instrumento importante de consulta realizada pelos trabalhadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, subsidiando a ação dos diferentes atores sociais.

A Diretoria